Segunda-feira, 03 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Vai viajar para Dubai? Saiba quais cuidados tomar

Compartilhe esta notícia:

A retomada do turismo representa um alívio nas contas do emirado. (Foto: Divulgação)

Desde que os Estados Unidos lançaram o ataque que resultou na morte do general iraniano Qassim Suleimaini e levou a uma escalada nas tensões no Oriente Médio, várias dúvidas pairam sobre o turismo e as viagens para a região – principalmente depois que o Irã ameaçou atacar as cidades de Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Haifa (Israel) caso os EUA voltem a atacar o país persa e da queda de um Boeing da Ukraine International Airlines, nesta semana.

Para saber se é necessário adiar os planos e quais as orientações para quem já está em algum desses países, entramos em contato com o Ministério das Relações Exteriores e a Global Rescue, empresa com sede no Líbano especializada em emergências médicas, remoção de pessoas e gerenciamento de risco.

​O que diz o governo brasileiro?

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os únicos países da região que devem ser evitados são Iraque e Síria, por causa dos confrontos recentes com extremistas islâmicos. Na maioria dos outros casos, é preciso ter “alto grau de cautela”.

Já para a Global Rescue, a recomendação é evitar viagens ao Oriente Médio. “Há riscos de ataques a cidadãos ocidentais, independentemente da nacionalidade, por indivíduos ou grupos simpáticos ao Irã, especialmente nas proximidades de manifestações”, afirma o CEO da Global Rescue, Dan Richards. Funcionários de empresas ocidentais multinacionais que atuam no Oriente Médio devem redobrar a atenção.

“Quem já está na região deve providenciar um telefone ou meio de comunicação, evitar viajar sozinho, manter discrição e se manter afastado de todos os protestos”, acrescenta Richards. Caso o viajante presencie distúrbios e confrontos, ele deve deixar a área imediatamente ou procurar abrigo até a situação se normalizar.

Quais documentos levar?

Via de regra, é essencial ter cópias autenticadas do documento de identidade e certidão de nascimento, além de cópia simples do passaporte. As cópias facilitam a emissão de um novo passaporte, se necessário. Alternativamente, quem estiver retornando ao Brasil pode solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil, cuja emissão é mais rápida e barata.

Quem posso procurar no Brasil?

O Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) é a área do Itamaraty responsável pelos casos envolvendo cidadãos brasileiros no exterior (como repatriações, prisões, hospitalizações, falecimentos, desaparecimentos, inadmissões, etc.).

Emirados Árabes Unidos 

O país recebe mais de 21 milhões de turistas anualmente, segundo dados oficiais. Apesar da ameaça do Irã de atacar Dubai, o Itamaraty afirma que as viagens à cidade e ao país devem seguir os cuidados normais de segurança. A Emirates, principal companhia aérea local (que tem voos diretos entre São Paulo e Dubai) mantém os voos normalmente. Em 8/1, a empresa cancelou os voos para o Iraque.

Irã 

Mesmo antes da tensão entre os EUA e o país persa, o Ministério das Relações Exteriores já recomendava que as viagens fossem feitas com alto grau de cautela. Em caso de emergências, é possível entrar em contato com a representação diplomática brasileira no país. Por causa do conflito, Air France-KLM, Emirates e Lufthansa cancelaram voos ao país, enquanto outras companhias aéreas estão evitando o espaço aéreo iraniano.

Iraque 

De acordo com o Itamaraty, viagens ao país devem ser evitadas. No caso dos brasileiros em território iraquiano, eles devem comunicar sua presença à Embaixada local e permanecer o menor tempo possível no país. Por causa do conflito, Air France-KLM, Emirates e Lufthansa cancelaram voos ao país, enquanto outras companhias aéreas estão evitando o espaço aéreo iraquiano.

Israel 

A diplomacia brasileira orienta “alto grau de cautela” em viagens ao país do Oriente Médio. Além disso, áreas como a Faixa de Gaza, as Colinas de Golã e a fronteira com o Líbano devem ser visitadas com atenção redobrada ou evitadas. Os voos da Latam saindo de Guarulhos com destino a Tel-Aviv, capital do país, não foram alterados.

Líbano 

Também requer “alto grau de cautela” e o viajante deve estar preparado para uma rápida escalada de eventuais conflitos, que podem levar a dificuldades de movimentação, inclusive para chegar ao Aeroporto Internacional de Beirute.

Síria 

Como no caso iraquiano, viagens ao país devem ser evitadas. “Embora se perceba melhoria das condições gerias de segurança na Síria, o estado de guerra persiste”, informa a chancelaria. Viajantes brasileiros devem ficar o mínimo de tempo possível em território sírio.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Há dez anos, Orkut, 3D e Blu-ray eram o futuro
Servidores federais falam em “radicalização” e greve geral em março
https://www.osul.com.br/vai-viajar-para-dubai-saiba-quais-cuidados-tomar/ Vai viajar para Dubai? Saiba quais cuidados tomar 2020-01-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar