Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Valor das exportações gaúchas no primeiro semestre é o menor desde 2010

Compartilhe esta notícia:

O resultado foi determinado pela indústria de transformação, que teve retração de 7,3% (Foto: Banco de Dados/O Sul)

As exportações do Rio Grande do Sul totalizaram 8 bilhões de dólares no primeiro semestre deste ano, o que representa uma redução de quase 10% no valor exportado em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com maior volume, a receita das exportações caiu devido à redução de preços dos produtos vendidos ao exterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (23) pela FEE (Fundação de Economia e Estatística). O primeiro semestre deste ano foi o pior  para as exportações gaúchas desde 2010 em termos de valor exportado.

Apesar disso, o desempenho do RS foi melhor do que o observado no Brasil, que registrou redução de 14,7% no valor exportado. Com o resultado de janeiro a junho deste ano, o RS ocupou a quarta posição no ranking nacional dos Estados exportadores, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A queda de preço e crescimento de volume se verificou tanto na agropecuária quanto na indústria de transformação. O que puxou negativamente o setor da agropecuária foi a redução no valor da venda de soja para a China. “A soja é o principal produto da pauta exportadora do RS. Com a persistente e generalizada redução dos preços das commodities, as exportações da oleaginosa retraíram-se em 14,3%. Apesar desse recuo, as vendas de soja permanecem em um patamar elevado em relação aos primeiros semestres dos anos anteriores”, avaliou o pesquisador da FEE Tomás Torezani.

Na indústria de transformação, a retração foi puxada principalmente pela redução no valor exportado de derivados de petróleo; máquinas e equipamentos; produtos alimentícios; couros e calçados; e químicos. Os dados indicam que essa redução foi compensada, em parte, pelo crescimento dos setores de fumo e de veículos, reboques e carrocerias. Mesmo assim, entre as 24 divisões da indústria de transformação, apenas quatro registraram variação positiva no valor exportado. Quanto aos países de destinos dos produtos gaúchos, os três principais são: China, Argentina e Estados Unidos.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Homem tem mão decepada e médicos a enxertam no tornozelo
Mãe coloca filho com Síndrome de Down em máquina de lavar
https://www.osul.com.br/valor-das-exportacoes-gauchas-no-primeiro-semestre-e-o-menor-desde-2010/ Valor das exportações gaúchas no primeiro semestre é o menor desde 2010 2015-07-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar