Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Veja algumas curiosidades sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio, a seis meses do megaevento

Compartilhe esta notícia:

Anéis olímpicos são instalados no parque Marinho de Odaiba, em cerimônia comemorativa com fogos de artifício. (Foto: Reprodução)

A seis meses da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Comitê Organizador Local divulgou que oito dos nove novos locais de competições já estão concluídos. Falta apenas o Centro Aquático de Tóquio que será entregue em fevereiro.

O Comitê Tóquio-2020 tem, até o momento, 79 parceiros comerciais, incluindo internacionais e locais, e receitas de US$ 5,9 bilhões (US$  5,6 milhões de despesas). Os Jogos terão 339 eventos de 33 esportes (42 modalidades).

De acordo com Tóquio-2020, 8,8 milhões de pedidos de ingressos para os Jogos Olímpicos foram recebidos desde o início das vendas domésticas, com 3,6 milhões de ingressos sendo vendidos apenas na primeira fase, superando as expectativas dos organizadores. Os Jogos serão realizados de 24 de julho a 9 de agosto.

Veja algumas curiosidades:

Hidrogênio na pira olímpica

Uma das novidades será o uso do hidrogênio, considerado o combustível do futuro por ser uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente, para manter a chama olímpica acesa.

A ideia é alimentar o fogo da pira com hidrogênio produzido na província de Fukushima, atingida pelo terremoto e tsunami em março de 2011 e depois por um desastre nuclear. Comenta-se que ela deverá ser acesa pelo “escolhido” em um carro voador.

Pedido de paz

A Cerimônia de Abertura dos Jogos será realizada no Estádio Olímpico de Tóquio, que foi utilizado na edição de 1964 e reconstruído para 2020, no dia 24 de julho. E a festa terá como tema central a coexistência entre diversas raças em todo o mundo.

Personagens icônicos de animação japonesa transmitirão a mensagem de paz por meio do esporte e uma das ideias cogitadas é que rivais deem as mãos em um pedido de cessar-fogo durante o evento.

Restos mortais

Os restos mortais de pelo menos 187 pessoas, incluindo de bebês e datados do início dos anos 1900, foram recuperados do local do novo Estádio Olímpico, antes do início das obras. Os ossos, coletados na área de 32 mil metros quadrados, foram descobertos pelo Centro Arqueológico Metropolitano de Tóquio, quando estudava a área para derrubar a antiga estrutura do estádio.

Autoridades locais explicaram que, entre 1732 e 1919, havia um templo e um cemitério no local, no centro de Tóquio. E que o material encontrado está no Museu Nacional da Natureza e Ciência, em Tóquio.

Carros elétricos

A principal bandeira dos Jogos de Tóquio é a sustentabilidade. E entre as iniciativas, destaca-se o uso de veículos elétricos. A Toyota, um dos patrocinadores do evento, contou que 90% dos 3.700 veículos da frota olímpica serão movidos a hidrogênio, bateria ou um híbrido de gás-elétrico. A meta é atingir o menor nível de emissão de carbono gerado pela frota oficial — dentro de uma média inferior a 80 g/km, metade do que uma frota convencional movida a gasolina e diesel produziria.

Alguns servirão para transportar o público de um mesmo complexo esportivo. Outros serão usados para maiores distâncias, de um complexo a outro. E haverá veículos apenas para o deslocamento de atletas e funcionários dentro da Vila.

Vila com vista

Ainda na linha da sustentabilidade, na Vila Olímpica, os estrados das camas são feitos de papelão reciclado e resistente. Os aparelhos de ar condicionado serão doados após os Jogos para as áreas atingidas pelo terremoto e tsunami de 2011.

Roupas de cama, armários e mesas estarão disponíveis mas geladeiras e televisões, por exemplo, precisarão ser alugados por uma taxa (nada barata). Lavar roupa também será de graça. O refeitório principal de dois andares permanecerá aberto 24 horas, já que não há cozinha nos prédios.

A Vila Olímpica terá 21 edifícios, de 14 a 18 andares, e acomodará 18 mil camas para atletas e funcionários durante a Olimpíada. Cada um dos 3.800 apartamentos pode receber até oito pessoas, com até duas camas por quarto. Após os Jogos, os edifícios serão convertidos em apartamentos, como acontece com a maioria das sedes.

Celulares viraram medalhas

As medalhas de ouro, prata e bronze foram confeccionadas com metais reciclados de celulares e outros aparelhos eletrônicos, resultado de uma campanha de coleta de lixo eletrônico no Japão. Foram arrecadados 47 mil toneladas de dispositivos eletrônicos, entre câmeras digitais, notebooks e videogames. Deste montante, foram separados mais de 6 milhões de aparelhos de celular antigos.

Ao todo a campanha conseguiu reunir 30 toneladas de ouro, 4 mil toneladas de prata e 2,7 mil toneladas de bronze.

As medalhas têm 8,5 cm de diâmetro, sendo a de ouro (que na verdade é de prata com banho de seis gramas de ouro) e de prata (prata pura) as mais pesadas, com 556 e 550 gramas, respectivamente — a de bronze é uma combinação de bronze e zinco, para evitar corrosão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

O Brasil criou 644 mil empregos no ano que passou. O melhor resultado dos últimos seis anos
Capão da Canoa recebe o 17º Gre-Nal Judaico
https://www.osul.com.br/veja-algumas-curiosidades-sobre-os-jogos-olimpicos-de-toquio-a-seis-meses-do-megaevento/ Veja algumas curiosidades sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio, a seis meses do megaevento 2020-01-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar