Domingo, 13 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 16 de dezembro de 2019
Com o anúncio oficial de Luan no último sábado, Tiago Nunes já pode planejar o time do Corinthians para 2020 com o meia-atacante em campo. O reforço pode funcionar em diversas posições na equipe alvinegra, com diferentes funções principais.
Em relação a posicionamento, Luan pode ser aproveitado de cara de cinco formas diferentes. Em um esquema 4-2-3-1, utilizado pelo Timão na maior parte de 2019, o meia-atacante pode atuar na linha de 3, tanto no meio, quanto aberto pela esquerda.
Já se o Timão voltar a usar 4-1-4-1, o reforço também pode ser usado como meia-central pela esquerda, ou aberto pelo lado. Outra opção será em um esquema com dois atacantes; assim, Luan poderia atuar como o atleta de mais mobilidade, ao lado de uma referência fixa, como Boselli ou Gustagol.
Dependendo da forma que Tiago Nunes tentar montar o time, Luan pode funcionar tanto como um organizador, ficando mais com a bola e tentando dar profundidade ao ataque do Timão; quanto como uma válvula de escape de velocidade e toques rápidos, caso o novo técnico do Corinthians aposte em uma equipe que fique menos com a bola e explore os contra-ataques.
Vontade pesou na negociação
A diretoria do Grêmio não estava entusiasmada com as investidas do Alvinegro e chegou a recusar algumas ofertas, mas a vontade do atleta em jogar no clube do Parque São Jorge pesou na negociação.
Corintiano na infância, Luan se animou ao saber que poderia jogar no time do coração e, principalmente, respirar novos ares em sua carreira. Melhor jogador das Américas em 2017, o meia-atacante não conseguiu repetir as boas atuações nos dois anos seguintes e, por isso, a possibilidade de jogar no Corinthians e começar uma nova história o seduziu.
Outro fator determinante para que a negociação fosse concretizada foi a insistência do técnico Tiago Nunes em contratá-lo. O novo comandante do Timão apresentou uma lista com 17 nomes para a diretoria, com Luan sendo tratado como prioridade. O engajamento do Alvinegro em contratá-lo também agradou muito ao meia-atacante.O Grêmio até que tentou dificultar o negócio, recusando as propostas financeiras feitas pelo Corinthians e também a cessão dos direitos de alguns atletas. Apesar do empenho dos cartolas do Imortal em segurar o jogador, a ida de Luan ao clube do Parque São Jorge se tornou inevitável.
Protagonista na conquista da medalha de ouro da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, Luan se apresenta no CT Joaquim Grava no dia 6 de janeiro para fazer os exames médicos e iniciar a pré-temporada com seus novos companheiros de time.