Quinta-feira, 16 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de agosto de 2019
O universo cripto pode ser definido em linhas gerais, como uma forma mais rápida, segura e barata de fazer transações bancárias. Investidores de criptomoedas têm, em média, 42 anos, mas quem entende melhor o que é a tecnologia são os jovens. É preciso parar de pensar em bitcoin como moeda e começar a pensar em como essa tecnologia mudará a forma como usamos a internet.
O que isso significa para o futuro?
Para quem viveu a história da internet, sabemos que todos os novos protocolos da Internet criaram grandes indústrias: SMTP criou o e-mail, que impactou os correios; o HTTP criou a web, que mudou a mídia e a publicidade; o SSL criou o comércio pela internet e transformou o varejo; o RTSP criou streaming e revolucionou a indústria do entretenimento.
Permitindo que o dinheiro viaje pela internet, as criptomoedas vão atrapalhar a indústria financeira da mesma forma que a Amazon bagunçou as lojas de departamentos. Então, se você tem mais de 40 anos ou não entende nada de bitcoin, e alguém começa a usar termos difíceis em uma conversa sobre criptomoedas e teoria versus prática, não há problema em não prestar tanta atenção a isso.
São detalhes de engenharia que não precisam ser necessariamente entendidos. Basta lembrar que o mundo cripto é feito de protocolos de software que permitem enviar dinheiro pela internet.
O que é?
Bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e que não necessita de terceiros para funcionar. Isso significa que você não depende de bancos, grandes corporações ou governos para movimentar seu dinheiro. Com o Bitcoin, o dinheiro é realmente seu. O Bitcoin foi a primeira criptomoeda do mundo e há oito anos funciona sem qualquer interrupção, baseada em uma rede descentralizada extremamente segura chamada Blockchain criada por Satoshi Nakamoto.
Mas quais as vantagens do bitcoin como moeda?
São muitas! Vamos ressaltar as principais: liberdade de pagamento, taxas menores, segurança, privacidade, controle e transparência. Nenhum Bitcoin pode ser confiscado, você pode mandá-lo para quem quiser pagando taxas menores.
Além disso, ele é seguro e dá mais privacidade, controle e transparência nas negociações. Contudo, o Bitcoin pode ser utilizado também como investimento para que está procurando diversificar seu patrimônio para ter melhores ganhos. O Bitcoin trouxe excelentes retornos e a tendência é que ele se torne mais popular a longo prazo.