Segunda-feira, 21 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 29 de agosto de 2021
Quem sofre com algum tipo de alergia respiratória sabe o quanto isso pode causar desconforto no dia a dia. E infelizmente não são poucas pessoas que precisam enfrentar essas consequências tão incômodas: cerca de 30% da população do país possui alguma alergia desse tipo, sendo a rinite a mais comum, atingindo 25% dos brasileiros. Os dados são da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).
Para amenizar os sintomas causados por essas doenças, como espirros, dores de cabeça e tosse, existem cuidados que podem ser tomados na hora de decorar sua casa. Afinal, alguns objetos acabam favorecendo o acúmulo de poeira, inimigo número 1 das alergias respiratórias.
O alergista, pneumologista e imunologista Dr. José Roberto Zimmerman reuniu algumas dicas para ajudar sua casa a ficar linda e aconchegante, mas sem que as crises alérgicas façam parte da sua rotina.
1. Aposte no modelo certo de cortina
As cortinas de tecido dificilmente são lavadas com frequência e, por isso, podem acumular bastante poeira. Se fizer muita questão de ter um modelo desse em casa, atenção redobrada para que a higienização seja feita com frequência!
Os modelos mais indicados de cortinas são aqueles que podem ser limpos com um pano molhado. Ou, ainda, as persianas, que têm limpeza mais simples e acumulam menos sujeira.
2. Tapetes devem ser repensados
Notícia triste para quem é fã de tapete, mas: esse é um item péssimo para quem tem alergia. Por isso, o ideal é que ele passe bem longe da decoração de sua casa. Mas, caso faça muita questão de incluir um tapete em algum cômodo, opte pelos modelos que não são felpudos, pois quanto mais altos maior a capacidade de acumular partículas.
3. Camurça não é indicado
Quando falamos de poltronas, sofás e pufes, evite escolher aqueles que sejam feitos de camurça. Tecidos mais lisos como couro ou napa são sempre uma melhor opção, com menor acúmulo de poeira.
4. Use travesseiros e almofadas de forma consciente
Preste atenção no armazenamento e higienização dos seus travesseiros e almofadas! Para que haja menor chance de eles piorarem sua alergia, não os deixe à mostra o tempo todo – o ideal é que fiquem bem guardados quando não utilizados. Além disso, lembre-se de lavar esses itens regularmente.
5. Evite bichos de pelúcia
Caso tenha criança em casa, é sempre bom lembrar que bichinhos de pelúcia podem acumular muito pó, e por isso não são uma boa indicação para casas de alérgicos. O ideal é dar preferência a brinquedos de plástico, que facilitam a limpeza.
6. Atenção também à faxina
Para além da escolha dos itens de decoração, a última dica é com relação à limpeza de casa. Na hora da faxina, dê preferência aos aspiradores de pó, pois vassouras e espanadores ajudam a espalhar a poeira. Também evite usar produtos com cheiro muito forte e troque as roupas de cama regularmente.
Evite guardar cobertores, casacos e cachecóis por muito tempo dentro dos armários – lembre-se de retirá-los com certa frequência para lavagem. Além disso, atenção especial aos ambientes com ar-condicionado: em casas de pessoas alérgicas, o ideal é fazer a limpeza dos filtros desse equipamento uma vez por semana.
Voltar Todas de Estilo de Vida