Quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de julho de 2019
O Instagram iniciou na quarta-feira (17) no Brasil um teste que oculta a contagem de curtidas em postagens. De acordo com a empresa, a intenção é que “os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”.
Na prática, apenas o proprietário do perfil continuará sabendo quantas curtidas suas publicações receberam. Seus seguidores não terão mais acesso ao número de “likes”. “Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias”, disse a empresa em nota.
O teste foi anunciado no fim de abril, na conferência do Facebook, que é dono do Instagram, para desenvolvedores. Na época a empresa disse queria deixar a plataforma com “menos pressão” sobre seus usuários. O Canadá foi o primeiro país onde o Instagram ocultou as curtidas. Agora, além do Brasil, Irlanda, Itália, Japão, Austrália e Nova Zelândia também vão experimentar a novidade. Para a empresa, os primeiros resultados são animadores, mas ainda é preciso analisar como a mudança afeta a experiência dos usuários do aplicativo.
Opinião
Para Mayara Souza, head de conteúdo de uma agência especializada em marketing digital, a nova apresentação de conteúdo no Instagram vai impactar e muito o trabalho dos digitais influencers. “A principal mudança se relaciona ao conteúdo. Os influenciadores, agora, precisam focar muito mais na qualidade do que eles têm a oferecer”, analisou. A forma de vender seu poder de influência também muda. “O argumento de venda não vai mais poder ser ‘a minha foto tem um milhão de likes’. Agora vai ter que demonstrar o nível e qualidade de engajamento que geram”, avaliou a especialista, que considera positiva a novidade do Instagram.
Influencers “mais naturais”
Com mais de 2,5 milhões de seguidores no Instagram e 11 milhões de inscritos no seu canal no Youtube, o mineiro Enaldinho figura no universo das celebridades digitais há anos. Cada publicação do jovem, que ganhou fama fazendo pegadinhas e produzindo conteúdo com foco no público infantil, acumula milhares de curtidas e comentários. Não por acaso, ele é garoto-propaganda da Disney. Na avaliação dele, a mudança no Instagram vem em boa hora. “Muita gente vivia em função de ter likes em fotos, e não de curtir e registrar momentos. Acredito que agora, a coisa fique mais espontânea e saudável”, comentou.