Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Veja por que um homem que foi condenado a 10 meses de prisão está na cadeia há 10 anos no Reino Unido

Compartilhe esta notícia:

James Ward tinha 21 anos em 2006 quando foi sentenciado a dez meses de prisão. Dez anos depois, ele continua na cadeia . (Foto: Reprodução)

O britânico James Ward tinha 21 anos em 2006 quando foi sentenciado a dez meses de prisão. Dez anos depois, ele continua na cadeia e ainda não há uma data para sua libertação.

Muitos outros prisioneiros da Grã-Bretanha estão na mesma situação que Ward devido a um polêmico tipo de sentença chamada IPP (Imprisonment for Public Protection ou Prisão para Proteção do Público, em tradução livre), voltada a prisioneiros que não cometeram um crime que resulte em sentença de prisão perpétua, mas que ainda são considerados perigosos demais para serem liberados no fim de sua sentença.

Ward estava na prisão cumprindo uma sentença de um ano quando recebeu a sentença adicional de dez meses, esta segundo os termos da IPP.

A medida foi introduzida em 2003 na Inglaterra e País de Gales. O governo da época estimava que esse tipo de sentença seria aplicada a 900 detentos sentenciados por crimes graves, violentos ou sexuais.

Mas ela acabou aplicada de forma muito mais ampla e, em seu auge, 6 mil pessoas estavam na prisão devido à IPP, algumas por crimes relativamente leves, como roubar um telefone celular.

O então ministro da Justiça Ken Clarke aboliu a IPP em 2012, chamando-a de “mancha” no sistema de Justiça.

Porém, cerca de 4 mil pessoas continuam presas devido à IPP, e quase 400 cumpriram mais de cinco vezes a sentença mínima que receberam por causa do dispositivo.

Os sentenciados à IPP precisam provar para uma Comissão de Liberdade Condicional que já não são um risco para a sociedade e, por isso, podem ser libertados.

No caso de Ward, ele está tentando advogar sua libertação, sem sucesso, há dez anos.

A irmã dele, April, contou que o jovem tem QI baixo e problemas mentais. O jovem não aguenta mais a vida na prisão, segundo ela – se autoflagela constantemente, incendeia a própria cela e se isola.

Ward teve uma adolescência problemática. Sempre teve problemas com a polícia, e seus pais não conseguiam controlar o jovem.

Em uma ocasião, ele se envolveu em uma briga com seu pai e o resultado foi uma sentença de um ano de prisão por lesões corporais graves.

Quando estava prestes a completar esta sentença, Ward incendiou o colchão de sua cela e o juiz determinou que ele cumprisse uma IPP por um mínimo de dez meses. Isto aconteceu há dez anos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Homem leva um fora da namorada e emagrece 45 quilos
Casal gaúcho é preso no Rio de Janeiro por aplicar golpe na venda de passagens aéreas que causou prejuízo de pelo menos R$ 1 milhão
https://www.osul.com.br/veja-por-que-um-homem-que-foi-condenado-a-10-meses-de-prisao-esta-na-cadeia-ha-10-anos-no-reino-unido/ Veja por que um homem que foi condenado a 10 meses de prisão está na cadeia há 10 anos no Reino Unido 2016-06-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar