Sábado, 13 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Veja quando vale a pena pedir a antecipação da restituição do Imposto de Renda

Compartilhe esta notícia:

A restituição do Imposto de Renda é um direito do contribuinte. (Foto: USP Imagens)

O prazo para o contribuinte declarar o Imposto de Renda está quase terminando e muitas pessoas estão de olho na restituição. Para colocar as mãos nesse dinheiro, alguns optam pela antecipação oferecida pelos bancos, que na verdade é um empréstimo e envolve o pagamento de juros. Saiba quando vale a pena usar esse recurso.

Um servidor público que receba o dinheiro da restituição no mês de dezembro, mas negocie com a agência bancária para pegar uma antecipação do valor ainda em abril paga um preço pela comodidade. A taxa de juros mensal, se for de 2,1%, em oito meses, vai representar R$ 310.

A restituição do Imposto de Renda é um direito do contribuinte, que recebe o dinheiro com data programada em lotes. O serviço oferecido pelas agências bancárias para antecipar o pagamento têm se tornado cada vez mais comum.

Na maior parte dos bancos, as taxas de juros variam de 2,1% a 3,99% e dependendo da situação pode ser uma boa alternativa.

A antecipação pode ser interessante para o consumidor quando ele já tem uma dívida. Vamos supor que ele já usa o limite da conta. Toda vez que ele faz uma operação que ele apresenta uma garantia, então isso vai acabar sendo mais interessante para ele.

Mas, antes de optar pela antecipação, o Procon faz um alerta, é que o contribuinte precisa entender que está contraindo um empréstimo.

Às vezes o consumidor cai na malha fina e não tem a restituição efetuada pela Receita Federal. O banco vai efetuar a cobrança desse empréstimo, na data do último mês da compensação. Então o consumidor tem que ficar atento, porque se a Receita não efetuar a restituição, ele tem que ter esse numerário para pagar no final do ano.

Para Fabrizio Gueratto, financista do canal 1 Bilhão Educação Financeira, em geral, não vale a pena fazer a antecipação. “O brasileiro quer tudo na hora, mas o problema é que ele paga juros para se antecipar”, disse. Segundo ele, mesmo com taxas baixas, a cobrança pode levar a endividamento. “Como existe uma garantia de que a instituição financeira receberá a restituição do Imposto de Renda no futuro, as taxas de juros são menores, mas nem por isso deixa de ser um empréstimo que pode resultar em dívidas”, comentou.

Outro caso é em situações em que a pessoa tem certeza de que o dinheiro recebido vai gerar uma economia imediata ou aumento de receita.

Entrega da declaração

O envio da declaração deve ser feito até as 23h59 de 30 de abril para evitar multas, que podem variar de R$ 165,74 a 20% do imposto devido, mais juros de mora. Até as 17h desta segunda-feira (22), a Receita Federal informou que recebeu 16.964.301 declarações. De acordo com o supervisor de IR, Joaquim Adir, a expectativa é de que 30,5 milhões prestem contas ao Leão neste ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Na avaliação do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Bolsonaro está entre a cruz e a espada na negociação para evitar uma greve dos caminhoneiros
A Polícia Civil divulgou a identidade dos assaltantes que mataram pai e filho em uma loja no centro de Estância Velha
https://www.osul.com.br/veja-quando-vale-a-pena-pedir-antecipacao-do-imposto-de-renda/ Veja quando vale a pena pedir a antecipação da restituição do Imposto de Renda 2019-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar