Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 30 de novembro de 2015
A concentração é uma habilidade essencial para praticamente qualquer atividade do ser humano. No entanto, muitas pessoas reclamam que não conseguem focar-se durante muito tempo em determinada tarefa sem que seu pensamento seja desviado.
O que muitos não sabem é que a capacidade de concentração pode ser estimulada. Confira quatro dicas para manter o máximo de atenção na realização das suas tarefas.
Higiene do sono.
Evite ver TV ou trabalhar na cama. A dica é da neurologista Vanessa Müller. Ela também recomenda evitar o consumo de estimulantes como café e guaraná após as 18h. Segundo a especialista, a qualidade do sono é determinante para um bom desempenho cognitivo. Para ter um bom dia é fundamental acordar descansado.
Uma coisa de cada vez.
Fazer várias tarefas ao mesmo só atrapalha. O melhor é fazer uma coisa de cada vez por, no máximo, 50 minutos, intercalando a tarefa seguinte com um período de 10 minutos de relaxamento. Ao fim, você terá levado menos tempo do que se tivesse feito tudo ao mesmo tempo.
Não se esqueça do lanche.
A baixa de glicose reduz a atividade cerebral e diminui a capacidade cognitiva, sobretudo a atenção. E, como já se sabe, a fome também gera irritação. Para se hidratar, beba bastante água e fuja dos refrigerantes. Eles têm alto teor de sódio, que, em excesso, pode prejudicar a atividade cerebral.
Meditar também ajuda.
Já foi comprovado que durante a meditação ocorre a produção de ondas cerebrais chamadas gama, um sinal de função mental superior. Também há aumento da atividade cerebral da região frontal, relacionada a um estado de concentração intensa.