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Brasil Vendas do comércio brasileiro caem 0,1% em maio

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Os dados foram divulgados pelo IBGE. (Foto: Banco de Dados)

As vendas do comércio varejista brasileiro recuaram 0,1% em maio na comparação com o mês anterior na série com ajuste sazonal, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (12). Em abril, as vendas tiveram o melhor resultado para o mês em 11 anos, com avanço de 1% frente a março.

Em relação a maio do ano anterior, sem ajuste sazonal, o volume de vendas cresceu 2,4%, segunda taxa positiva seguida no ano nessa base de comparação. Com isso, o índice de volume do varejo acumulou queda de 0,8% nos cinco primeiros meses do ano. Nos últimos 12 meses, a atividade do varejo acumula queda de 3,6% até maio. Segundo o IBGE, isso sinaliza um ritmo de queda menor desde outubro de 2016, quando houve recuo de 6,8%.

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Na queda de maio frente a abril, quatro atividades recuaram, com destaque para tecidos, vestuário e calçados (-7,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (-4,5%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,8%).

Entre os quatro setores que ampliaram as vendas neste mês, destacaram-se hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%); móveis e eletrodomésticos (1,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,9%); e combustíveis e lubrificantes (0,6%).

Varejo ampliado

O comércio varejista ampliado, que inclui além do varejo as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou queda de 0,7% sobre abril no volume de vendas, na série com ajuste sazonal.

Na comparação com igual mês do ano anterior, o comércio varejista assinalou expansão de 2,4% em maio de 2017, com cinco das oito atividades apresentando desempenhos positivos impulsionados, principalmente, pela comemoração do Dia das Mães e pela diferença de um dia útil a mais em maio de 2017 (22 dias) em relação a maio de 2016 (21 dias). Com destaque, em termos de maior contribuição na formação da taxa global do varejo, figura o setor de móveis e eletrodomésticos (13,8%).

Outras contribuições positivas relevantes sobre o total nacional vieram de tecidos, vestuário e calçados (5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (3,8%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,8%).

As vendas do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios bebidas e fumo ficaram estáveis (0%) em relação a maio de 2016. Por outro lado, com redução no volume de vendas na mesma comparação, encontram-se combustíveis e lubrificantes (-0,9%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-1%).

Dia das Mães

O Dia das Mães influencia no aumento de vendas dos setores de móveis e eletrodomésticos e de tecidos, vestuário e calçados. O setor de móveis e eletrodomésticos, com variação de 13,8% no volume de vendas em relação a maio do ano passado, registrou o principal impacto positivo na formação da taxa global do varejo (2,4%).

No mês de comemoração do Dia das Mães, a dinâmica das vendas desse segmento, em maio de 2017, pode ser associada à redução da taxa de juros às pessoas físicas e à recomposição da massa de rendimentos reais habitualmente recebidos. As vendas desse segmento acumuladas no ano mostraram avanço de 4,6% e, no acumulado em 12 meses, a taxa ainda permanece no campo negativo (-4,7%).

 

 

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https://www.osul.com.br/vendas-comercio-brasileiro-caem-01-em-maio/ Vendas do comércio brasileiro caem 0,1% em maio 2017-07-12
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