Segunda-feira, 29 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Vereador defende cotas em concurso público, para ex-detentos

Compartilhe esta notícia:

Projeto do vereador Guguzinho Streit (PTB) assegura cota para ex-detentos em empregos publicos e privados. (Foto: Arquivo Câmara de Viamão)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O vereador Guguzinho Streit (PTB) apresentou, na Câmara de Viamão, o projeto de lei que Institui a Política Municipal de Atendimento às Pessoas em Restrição de Liberdade e Egressas que, dentre outras medidas, cria cotas de vagas nos concursos públicos específicas para cidadãos oriundos do sistema prisional. Segundo ele, o projeto pretende prever ofertas de serviços municipais de saúde e assistência social a todos as pessoas em restrição de liberdade no município; “ou ainda a possibilidade da prefeitura atuar em denúncias de violações de direitos humanos em unidades de restrição de liberdade, na busca de uma ressocialização de fato para estas pessoas”. No bojo do projeto, é criado o Programa Municipal de Promoção da Cidadania de Pessoas Egressas, que reserva cotas de vagas para egressos em concursos públicos, em empresas contratadas pela Administração e em programas de formação profissional e empregabilidade. O vereador justifica a proposta como uma medida preventiva, pelo fato de Viamão estar próximo de receber um estabelecimento prisional.

Os novos rumos do PSB no Estado

Derrotado no confronto com o deputado federal José Stédile para a presidência do PSB do RS, Beto Albuquerque deixa de ser o líder natural do partido, e agora seu futuro dependerá do o consenso decidir. Já existe a quase certeza de que dificilmente o PSB aprovará a indicação de Beto Albuquerque para uma disputa ao Senado ou outro cargo majoritário. Além disso,existe a possibilidade da direção do partido rever o apoio ao governo Sartori e, em mantendo essa aliança, rever os nomes indicados, todos escolhas pessoal de Beto Albuquerque.

Candidatura tucana em compasso de espera

Saudado como grande trunfo do PSDB para a disputa ao governo do Estado em 2018,o ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite, fez um recuo estratégico. O atual desempenho do prefeito de Porto Alegre, Marchezan Junior, seria a razão do adiamento de uma série de movimentos de Eduardo Leite. A persistir o quadro protagonizado por Marchezan Junior, de constantes conflitos com áreas políticas e administrativas, que cria um ambiente eleitoral desfavorável na capital gaúcha, e ficará difícil manter a proposta do ex-prefeito. Neste caso, sem contar com um apoio popular em Porto Alegre, restará a Eduardo Leite, a disputa a uma das cadeiras do Senado, ou Câmara dos Deputados.

Judiciário enxuga gelo

O volume de novos processos que ingressam diariamente no Judiciário inviabiliza a celeridade da Justiça no País. Um estudo, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça, mostra que o Poder Judiciário chegou ao fim de 2016 com 79,7 milhões de processos em tramitação. No ano passado, o número de novos processos somou 29,4 milhões, um crescimento de 5,6% em relação a 2015. E o total de causas baixadas, que foram remetidas para outros órgãos, arquivadas ou que chegaram a termo, foi de 29,4 milhões, aumento de 2,7% em comparação com o ano anterior. Conforme o relatório do CNJ, os processos que estão sob a responsabilidade dos juízes de primeira instância equivalem a 94% de todo o volume.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Pressão de todos os lados
Não dá mais para adiar
https://www.osul.com.br/vereador-defende-cotas-em-concurso-publico-para-ex-detentos/ Vereador defende cotas em concurso público, para ex-detentos 2017-09-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar