Terça-feira, 28 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de junho de 2015
Imagens captadas pela TV Câmara mostram a agressão sofrida pela vereadora Jussara Cony (PCdoB), que foi empurrada pelo vereador Nereu D’Ávila (PDT), na Câmara Municipal de Porto Alegre. Ela irá interpelar a Comissão de Ética da Casa sobre a postura desrespeitosa e violenta do vereador. Para Jussara, não tomar as medidas cabíveis seria conivência com esse tipo de agressão às mulheres que ocupam espaços políticos.
A agressão ocorreu em meio ao debate sobre o Plano Municipal de Educação de Porto Alegre, quando a vereadora Mônica Leal (PP) estava na tribuna para falar sobre uma emenda ao projeto de lei. A sessão era acompanhada das galerias, lotadas, por ativistas LGBT, que foram pressionar os vereadores a manter no texto original a abordagem de questões sobre identidade de gênero e orientação sexual nas escolas, e também manifestantes contrários ao tema.
Ao final da votação, todas as propostas sobre identidade de gênero e orientação sexual foram retiradas do texto. Para os ativistas LGBT, não tratar do tema nas escolas apenas reforça o estigma e a violência sofrida pelos homossexuais e transsexuais.