Quinta-feira, 04 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Vereadores aprovam equipe especializada em crises de saúde mental no SAMU da Capital

Compartilhe esta notícia:

SAMU passará a contar com equipe especializada em saúde mental. (Foto: Johan de Carvalho/CMPA)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Porto Alegre passará a contar com equipe especializada em saúde mental no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade a partir de projeto de lei aprovado nesta quarta-feira pela Câmara Municipal. De autoria conjunta dos vereadores Alexandre Bublitz (PT) e Psicóloga Tanise Sabino (MDB), a matéria busca prestar atendimento pré-hospitalar especializado a pessoas em sofrimento psíquico agudo ou em situação de crise e garantir resposta rápida, humanizada e integrada à Rede de Atenção Psicossocial. Para os proponentes da medida, a composição da nova equipe deve ajudar a reduzir mortes evitáveis, internações desnecessárias e situações de violência relacionadas a emergências em saúde mental. O projeto segue sanção do prefeito Sebastião Melo.

Desenvolvimento do Norte

Segue para sanção do governo gaúcho, com aval da Assembleia Legislativa, o projeto do deputado estadual Paparico Bacchi (PL) que institui o Corredor de Desenvolvimento e Turismo da Região Norte do RS. Aprovada nesta semana pelo Parlamento, a matéria estabelece uma faixa integrada de mobilidade e desenvolvimento econômico, conectando municípios entre o Noroeste e o Alto Uruguai por meio de trechos rodoviários estratégicos. O autor do texto afirma que a medida resgata uma articulação histórica pela reintegração do Norte gaúcho, que, após a inundação da estrada e da ponte do antigo Passo da Entrada com a construção da Barragem do Rio Passo Fundo, ocorrida há décadas, passou a enfrentar limitações de infraestrutura e, especialmente, de conectividade. O novo corredor contemplará os municípios de Porto Xavier, Boa Vista do Buricá, São Martinho, Palmeira das Missões, Sarandi, Erechim, Marcelino Ramos, Maximiliano de Almeida, Machadinho e São José do Ouro.

Prioridades da indústria

Durante o encerramento do ciclo anual Rota FIERGS 2025 em Porto Alegre, nesta quarta‑feira, lideranças empresariais da Região Metropolitana definiram prioridades estratégicas para impulsionar o desenvolvimento industrial e enfrentar desafios regionais. Entre as demandas, destacou‑se a necessidade de aproximação com os governos estadual e municipais para viabilizar projetos de contenção de cheias, especialmente em cidades afetadas por eventos climáticos, como Porto Alegre e Canoas. O setor também reivindica políticas de valorização dos produtos gaúchos e articulação política mais forte em Brasília em defesa da indústria. Empresários alertaram também para a urgência nas demandas de qualificação do transporte público intermunicipal e de expansão de programas de capacitação de mão de obra para municípios menores.

Capacitação ampliada

Presidente da Assembleia Legislativa do RS, o deputado Pepe Vargas (PT) assinou nesta quarta-feira, em Bento Gonçalves, um Termo de Cooperação Técnica com a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, voltado ao aprimoramento da capacitação dos quadros da Casa. Formalizado durante a 28ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), o convênio será executado por meio da Escola do Legislativo, visando ampliar as oportunidades de formação profissional para servidores e parlamentares estaduais. O acordo prevê a oferta de descontos em um amplo leque de cursos, incluindo graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, além de formações de aperfeiçoamento e extensão disponibilizadas pela ABRADEP. “Quanto mais conhecimento tivermos, melhor será a qualidade da legislação eleitoral e, portanto, da democracia”, pontua Pepe.

Fogos sem barulho

Com placar de 42 votos favoráveis e 7 contrários, a Assembleia Legislativa aprovou nesta semana o projeto que aprimora a lei de proibição de fogos de artifício com estrondo no RS. A medida, proposta pela deputada Luciana Genro (PSOL), atende às demandas de entidades de proteção animal e da comunidade autista, focando na redução do sofrimento causado pela hipersensibilidade sonora. O principal avanço trata da obrigatoriedade de fiscalização prévia, exigindo que o ruído do artefato seja testado pelo fabricante e conste obrigatoriamente na embalagem. A nova redação, construída em mediação com a indústria, garante segurança jurídica à cadeia produtiva, mantendo permitidos apenas os fogos mais silenciosos e de luzes. Atualmente, o uso irregular dos artefatos com ruído é considerado crime e é passível de multa, que varia entre R$3 mil e R$27 mil. (Por Bruno Laux)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Vereadores aprovam equipe especializada em crises de saúde mental no SAMU da Capital
Comissão do Senado aprova plano para reforçar diplomacia econômica com os EUA
https://www.osul.com.br/vereadores-aprovam-equipe-especializada-em-crises-de-saude-mental-no-samu-da-capital-2/ Vereadores aprovam equipe especializada em crises de saúde mental no SAMU da Capital 2025-12-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar