Terça-feira, 11 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de novembro de 2025
Intervalo bíblico
A Câmara dos Vereadores de Porto Alegre aprovou nessa segunda-feira (10) o projeto do vereador Hamilton Sossmeier (Podemos) que autoriza a realização do “Intervalo Bíblico”, por iniciativa voluntária de estudantes, em escolas públicas e privadas da Capital. A liberação busca viabilizar momentos de reflexão, leitura da Bíblia, oração e compartilhamento de experiências pessoais conduzidos pelos próprios alunos, com embasamento em valores bíblicos. Os intervalos serão realizados em horários previamente acordados com a direção do colégio de modo a não prejudicar o andamento das atividades escolares. Hamilton garante que a medida respeita integralmente o princípio da laicidade do Estado, argumentando que o princípio não significa hostilidade à religião, mas sim a garantia de que todos possam expressar sua fé livremente no espaço público.
Publicidade preventiva
Aguarda tramitação na Assembleia Legislativa o projeto da deputada Luciana Genro (PSOL) que estabelece percentual mínimo dos recursos destinados à publicidade institucional para campanhas de prevenção e combate à violência contra a mulher. A parlamentar sugere que 25% do orçamento da área seja alocado para as ações preventivas, visando garantir espaço permanente para a conscientização sobre o assunto. Luciana alerta para os números alarmantes de casos de feminicídio e agressões domésticas no RS, que, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, figura reiteradamente entre os líderes nacionais em episódios do gênero. Para a parlamentar, a reversão do quadro não depende exclusivamente de ações de repressão e punição aos agressores, mas também de investimentos em prevenção, formação social e mudança cultural.
Vale Sagrado
O deputado Guilherme Pasin (PP) está articulando no Parlamento gaúcho a criação da “Rota do Vale Sagrado” no RS, destinada ao estímulo e promoção do turismo histórico-religioso no Vale do Taquari. Diante do sucesso de visitas ao Cristo Protetor de Encantado e da idealização de monumentos religiosos por municípios vizinhos, o parlamentar propõe a instituição de uma nova rota turística que permita o melhor aproveitamento do fluxo de pessoas na região, passando pelas cidades de Anta Gorda, Arroio do Meio, Encantado, Estrela, Muçum, Santa Clara do Sul e Sério. O projeto prevê parcerias com universidades, terceiro setor e iniciativa privada para apoiar iniciativas no entorno do caminho, que deverá complementar circuitos como o Vale dos Vinhedos e a rota Pelos Caminhos do Pão e do Vinho. A matéria será apreciada nesta quarta-feira (12) pela Comissão de Economia da Assembleia.
Família Gaúcha
A Assembleia Legislativa gaúcha deve votar em plenário nesta terça-feira (11) o projeto do Executivo que institui benefício financeiro do Programa Família Gaúcha, voltado à redução das vulnerabilidades e ampliação da autonomia das famílias em situação de pobreza. A proposta prevê o pagamento mensal de auxílio a um beneficiário por núcleo familiar, conforme critérios definidos em regulamento. O benefício será mobilizado em paralelo a ações intersetoriais e acompanhamento familiar periódico, com foco na emancipação socioeconômica dos grupos atendidos. Dados do governo gaúcho apontam que, atualmente, cerca de 610 mil famílias vivem em situação de pobreza no RS. Além da matéria, que tranca a pauta do Parlamento, outros 34 projetos estão na Ordem do Dia da mesma sessão.
Homenagem à Languiru
Líder da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Assembleia gaúcha, o deputado Elton Weber (PSB) entregará a Medalha da 56ª Legislatura ao presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer. Agendada para a próxima quinta-feira (13), em Teutônia, a homenagem visa reconhecer a trajetória da entidade e seus reflexos no RS, diante da marca de 70 anos de sua fundação, celebrada em 13 de novembro. Segundo Weber, a cooperativa é referência em desenvolvimento rural, inovação e compromisso com a comunidade, com história marcada por trabalho coletivo, geração de renda no campo e contribuição efetiva para a economia do Estado. “Celebrar seus 70 anos é valorizar a força do cooperativismo na transformação da realidade rural do RS”, destaca o deputado. (Por Bruno Laux – @obrunolaux)