Quarta-feira, 17 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Vereadores de Porto Alegre discutem projeto que busca prevenir o assédio sexual em academias

Compartilhe esta notícia:

Segundo o autor da proposta, as academias têm sido palco recorrente de situações de assédio sexual

Foto: Magnific
Segundo o autor da proposta, as academias têm sido palco recorrente de situações de assédio sexual. (Foto: Magnific)

Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto de lei que obriga academias, centros de treinamento e estúdios de exercícios físicos a afixar cartazes informativos sobre a prevenção e o combate ao assédio sexual.

O autor da proposta é o vereador Carlo Carotenuto (Republicanos). Segundo o projeto, os cartazes deverão conter conceituação clara e objetiva sobre a caracterização do crime de assédio sexual, telefones e canais oficiais de denúncia, incluindo Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 190 (Polícia Militar), Delegacia Online da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Porto Alegre.

Além disso, deverá constar canal interno de denúncia do próprio estabelecimento, quando houver, com telefone, e-mail ou formulário online, bem como orientação sobre a garantia de confidencialidade e proteção da identidade da vítima ao realizar a denúncia.

Os estabelecimentos deverão afixar os cartazes em, no mínimo, dois pontos de grande circulação, como entrada e sala de musculação coletiva. Em caso de descumprimento, terão 30 dias para regularização e, se houver reincidência, multa de 500 a 200 UFMs (Unidades Financeiras Municipais), com os recursos destinados a programas de prevenção à violência contra a mulher.

“Infelizmente, academias têm sido palco recorrente de situações de assédio sexual, especialmente contra mulheres. Comentários inadequados sobre o corpo, toques não consentidos, olhares invasivos e abordagens insistentes são relatados com frequência por frequentadoras desses espaços”, afirmou o vereador.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eloa Gute
16 de junho de 2026 14:44

Manda esse vereadores amerda, e procurar um trabalho!

Após mortes, Anvisa cria grupo de trabalho para investigar vacina contra a dengue do Butantan
Luiz Coronel lança livro da Coleção Dicionários
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x