Quinta-feira, 15 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Vice-presidente dos Estados Unidos chega à Ásia em meio a tensões com a Coreia do Norte

Compartilhe esta notícia:

Visita já estava agendada e ocorre no mesmo dia em que Pyongyang tentou lançar um míssil em mais um teste nuclear (Foto: Reuters)

O vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence chegou a Seul neste domingo (16), em meio a tensões políticas por eventuais enfrentamentos militares entre Estados Unidos e Coreia do Norte. Trata-se da primeira visita de Pence à Coreia do Sul. A viagem que também inclui escalas no Japão, na Indonésia e na Austrália foi concebida há meses, mas se concretiza em um momento de forte tensionamento com Pyongyang.

Também neste domingo, a Coreia do Norte tentou lançar um míssil neste domingo (horário local) perto de Sinpo, na sua costa leste, mas o teste fracassou, segundo Coreia do Sul e EUA. Um funcionário do governo americano afirmou que o presidente Donald Trump “foi informado” sobre o lançamento.

O presidente Donald Trump alertou nesta semana que os Estados Unidos se “ocupariam” do caso norte-coreano na hora certa, e altos funcionários de seu governo confirmaram que foi considerada a possibilidade de ações militares contra Pyongyang. A Coreia do Norte, por sua vez, disse estar “preparada” para uma guerra nuclear com os Estados Unidos.

Esse tema será o ponto central das discussões que Pence manterá com o primeiro-ministro provisório da Coreia do Sul, Hwang Kyo-Ahn, na segunda-feira, e em Tóquio, durante as negociações com o primeiro-ministro Shinzo Abe.

Japão e Coreia do Sul estão na linha de fogo e querem que Washington se movimente com cautela, evitando ações militares que possam desencadear uma conflagração maior. Além de temas mais urgentes de segurança, Pence tentará tranquilizar os aliados de Washington sobre a retórica protecionista de Trump, lançando a mensagem de que seu país respeita seus compromissos econômicos e de segurança com seus aliados e parceiros, explicou um assessor em política externa da Casa Branca.

Laços pessoais

O vice-presidente tem ainda laços muito pessoas com a Coreia do Sul, que procurará destacar durante sua visita, segundo analistas. Aproximadamente 64 anos atrás, o pai de Pence, o tenente Edward Price, foi homenageado com a estrela de bronze por seu desempenho na guerra da Coreia.

Em Seul, Pence tentará não entrar em temas relacionados com a tumultuada política nacional da Coreia do Sul, que terá eleições no mês que vem. Ele, inclusive, não se reunirá com líderes da oposição, que podem chegar ao poder.

Washington está preocupado, de qualquer forma, com a possibilidade de o novo governo sul-coreano desacelerar o andamento do THAAD, um sistema projetado para derrubar mísseis provenientes da Coreia do Norte ou de qualquer outro lugar. Os Estados Unidos têm quase 30.000 soldados na Coreia do Sul e conta com esse sistema. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Duas mil pessoas seguem fora de casa em Alegrete devido à cheia
Turquia vota neste domingo em referendo que pode aumentar poderes do presidente Erdogan
https://www.osul.com.br/vice-presidente-dos-estados-unidos-chega-asia-em-meio-tensoes-com-coreia-norte/ Vice-presidente dos Estados Unidos chega à Ásia em meio a tensões com a Coreia do Norte 2017-04-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar