Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 19 de maio de 2025
"O Brasil é um exemplo para o mundo de compromisso com a questão sanitária", disse Alckmin
Foto: Lula Marques/Agência BrasilO vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que a gripe aviária está limitada ao município de Montenegro, no Vale do Rio Caí, onde foi detectado, pela primeira vez no Brasil, o vírus da IAAP (influenza aviária de alta patogenicidade) em uma granja de aves comerciais.
Segundo Alckmin, todos os protocolos sanitários estão sendo cumpridos. “Olha, o Mapa, Ministério da Agricultura e Pecuária, tomou todas as providências. Ela [a gripe aviária] é limitada ao município do Rio Grande do Sul e cumpre totalmente os protocolos sanitários, no sentido de limitá-la e superar o mais rápido possível. O Brasil é um exemplo para o mundo de compromisso com a questão sanitária, tanto animal quanto vegetal”, disse o vice-presidente em entrevista no domingo (18), no Vaticano, após participar da missa que celebrou o início do pontificado de Leão XIV.
Na última sexta-feira (16), o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou o primeiro foco do vírus em uma granja comercial no País. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou que o consumo de carne de frango e ovos é completamente seguro, desde que sejam devidamente cozidos.
O risco de transmissão da gripe aviária para seres humanos está associado ao manuseio direto de aves infectadas ou suas carcaças, ou seja, as maiores medidas de precaução são destinadas aos trabalhadores que têm contato direto com as aves nas granjas afetadas.