Terça-feira, 03 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de novembro de 2024
O grupo era responsável pelo abastecimento de pelo menos 40 pontos de venda de drogas em Uruguaiana
Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoA Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), a Operação Lei e Ordem para prender uma facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas, homicídios e extorsões contra empresários em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do RS.
O grupo é responsável pelo abastecimento de pelo menos 40 pontos de venda de entorpecentes na cidade. Foram cumpridos 29 mandados de prisão preventiva e 35 de busca e apreensão em 19 bairros de Uruguaiana e Osório, no Litoral Norte do Estado, bem como na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana.
Vinte e cinco criminosos foram presos, incluindo o líder e gerentes da facção. Os policiais apreenderam drogas e dinheiro, além de materiais relevantes à investigação.
Segundo o delegado Nilson de Carvalho, a investigação durou sete meses e identificou 37 integrantes do grupo criminoso. Segundo ele, empresários extorquidos pelo grupo foram ameaçados e tiveram os seus estabelecimentos e veículos incendiados.
Os bandidos também realizavam o envio de entorpecentes para o interior da Penitenciária de Uruguaiana, escondidos em potes de comida destinados aos detentos. “O grupo chegou a contratar uma cozinheira para preparar as refeições e inserir drogas nos alimentos”, disse o delegado.
A facção ainda enviava celulares para o interior do estabelecimento prisional. Os aparelhos eram arremessados durante a noite e depois recolhidos pelos detentos por meio de “pescaria” dos objetos, com a utilização de equipamentos artesanais para essa finalidade.