Quinta-feira, 06 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de setembro de 2015
A raça Devon foi o destaque da programação da Vitrine da Carne Gaúcha hoje, na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil. Na apresentação da tarde, às 16h, uma plateia lotada acompanhou atenta as explicações do especialista de cortes de carne Marcelo Bolinha sobre todo o processo de desossa de uma carcaça Devon e como distinguir características que apontem uma carne de qualidade. Ele também aproveitou para dar dicas de como fazer um bom corte e fazer o preparo das carnes. Ao mesmo tempo, uma chef de cozinha ia preparando os cortes selecionados para degustação do público.
Bolinha explicou que a carcaça apresentada traduz fielmente as características do Devon jovem bem terminado, em aspectos como volume de carne, marmoreio, cor das peças e facilidade de corte, o que traduz a maciez. “Vimos aqui um animal jovem criado a pasto, condições ideias para a obtenção de carne de qualidade”, afirmou.
O especialista deu dicas de como preparar diversos tipos de corte, como entrecot, T-bone steak, costela, vazio e maminha, e como espetar a carne para churrasco. Bolinha também comentou sua discordância em nomear carnes dianteiras como de segunda. “Não existe carne de segunda de um animal bem terminado”, disse. Entre suas dicas para a plateia, falou sobre a importância de adquirir produtos com carimbo e selo da inspeção federal para ter a segurança da procedência da carne.
A carcaça apresentada pertencia à Fazenda Palmeira, propriedade de Cláudio Ribeiro. A presidente da ABCD (Associação Brasileira de Criadores de Devon), Elizabeth Cirne Lima, destacou a oportunidade de apresentar a qualidade da carne Devon para o consumidor final. “A Vitrine da Carne é um evento de muito sucesso na Expointer, sempre atraindo a atenção do público em geral. Pudemos mostrar as principais características da carne Devon: sabor, marmoreio e maciez”, afirmou.