Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 24 de maio de 2023
O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2023 (ano-base 2022) está se aproximando: os contribuintes têm até a próxima quarta-feira (31). Quem já entregou e não foi incluído no primeiro lote de restituição pode acompanhar o status de sua declaração. Para isso, basta ir no site da Receita para saber qual é a sua situação.
Após a entrega, a declaração de IR pode se encontrar em diferentes estágios de análise: em processamento, em fila, processada, com pendências, em análise, retificada e cancelada.
Os declarantes precisam ter atenção nas informações prestadas para evitar cair na malha fina e ter problemas com a Receita Federal. Rendimentos de dependentes, gastos não dedutíveis de saúde e educação e omissões na declaração do patrimônio são alguns dos erros mais comuns dos contribuintes.
A Receita aconselha os contribuintes incluídos na malha-fina a conferir o extrato, para verificar a pendência e retificar a declaração.
O extrato pode ser conferido no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal. Para ter acesso ao site, o contribuinte deve informar ou o certificado digital (caso tenha um), ou o login no Portal Gov.br ou digitar número do CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha.
Ao entrar no e-CAC, o contribuinte deve clicar no link “Meu Imposto de Renda”, no lado esquerdo da tela. Em seguida, aparece uma linha do tempo com as últimas declarações entregues. Basta verificar a declaração de 2022 para conferir se o documento caiu na malha fina e o motivo da pendência.
Como resolver