Terça-feira, 19 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Voto em legenda nas eleições municipais de 2020 registra o menor patamar dos últimos 20 anos

Compartilhe esta notícia:

O pleito deste ano foi realizado em novembro

Foto: Divulgação
Projeto tipifica crime de caixa dois e altera a Lei da Ficha Limpa. (Foto: Divulgação)

As eleições deste ano acentuaram a tendência de queda do voto em legenda em todo o Brasil. Foram pouco mais de 5,6 milhões, contra 7,4 milhões registrados no pleito de 2016.

Essa foi a disputa municipal com a menor soma de votos direcionados diretamente aos partidos em 20 anos. O total de 2020 corresponde à metade do que foi registrado, por exemplo, nas eleições de 2000. Os dados são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O voto em legenda ocorre quando o eleitor escolhe depositar seu voto para vereador ou deputado em um partido e não em um candidato. Os votos são somados e ajudam o partido a atingir o quociente partidário, ou seja, a definição de quantas cadeiras, afinal, cada legenda poderá ocupar no Legislativo local.

A soma dos votos em legenda por partido mostra um impacto forte no PSDB e no MDB, que tiveram perda de até 50% de votos. Houve redução expressiva também para o PDT (-34%) e para o PSB (-36%). O PT também apresentou queda, mas em um patamar menor: de 9% entre 2016 e 2020. Isso fez com que o partido superasse o MDB em votos de legenda neste ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Emissões mundiais de dióxido de carbono caem 7% devido à pandemia de coronavírus
Joe Biden e Kamala Harris são escolhidos “Personalidade do Ano” pela revista Time
https://www.osul.com.br/voto-em-legenda-nas-eleicoes-municipais-de-2020-registra-o-menor-patamar-dos-ultimos-20-anos/ Voto em legenda nas eleições municipais de 2020 registra o menor patamar dos últimos 20 anos 2020-12-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar