Quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de outubro de 2018
O segundo turno das eleições para o governo do Rio de Janeiro será disputado entre os candidatos Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM). Segundo a Justiça Eleitoral, neste domingo (7), Witzel obteve 41,2% dos votos válidos, e Paes, 19,5%.
Perfis
O candidato conseguiu uma virada surpreendente, já que até sábado (6) as pesquisas indicavam que Romário, do Podemos, iria para o segundo turno. O Ibope indicava Paes com 32%, Romário, 20%, Indio e Witzel, 12%. Já o Datafolha indicava Paes com 27%; Romário e Witzel com 17%.
Na coletiva após a vitória, Witzel citou o “alinhamento de ideias” ao falar sobre propostas do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). “Tenho certeza que vamos consolidar essa vitória no fim do segundo turno”, afirmou.
Wilson Witzel tem 50 anos. Nasceu em Jundiaí, São Paulo. É doutorando em ciência política, mestre em processo civil e professor universitário. Witzel é casado e pai de quatro filhos. Já foi fuzileiro naval, defensor público e também juiz federal por 17 anos.
Eduardo Paes é carioca e tem 48 anos. Foi vereador, deputado federal e prefeito do Rio por dois mandatos, de 2009 a 2017. Ao deixar a Prefeitura do Rio, foi consultor no BID e vice-presidente da América Latina da china BYD, fabricante de veículos elétricos. Candidatou-se ao governo pela segunda vez.
Witzel começou a corrida eleitoral com apenas 1% na primeira pesquisa Datafolha, de 22 de agosto. Já Eduardo Paes (DEM) começou liderando a campanha em empate técnico, com dois pontos percentuais de diferença (18% x 16%) para Romário — a margem de erro era de 3%.