Quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
28°
Fair / Wind

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Windows 11: testes revelam desempenho inferior se comparado com Windows 10

Compartilhe esta notícia:

Segundo informações, o sistema trará novas camadas de otimização e será mais fluido que seu antecessor.

Foto: Reprodução
Segundo informações, o sistema trará novas camadas de otimização e será mais fluido que seu antecessor. (Foto: Reprodução)

Com lançamento previsto para acontecer em breve, novas informações surgiram sobre o Windows 11, nova geração do sistema operacional da Microsoft substituirá o Windows 10, que perderá o suporte em 2025. Segundo informações, o sistema trará novas camadas de otimização e será mais fluido que seu antecessor, proporcionando uma navegação rápida e intuitiva.

O primeiro teste realizado foi o tempo de inicialização, em que o Windows 11 foi mais rápido, ligando em apenas 13 segundos contra 16 segundos do Windows 10, uma melhoria de aproximadamente 15%. A segunda análise foi feita utilizando o programa 3D Mark executando a função Time Spy, em que a nova geração obteve 7.613 pontos – contra 6.872 da geração anterior – no processamento da CPU.

A GPU também demonstrou uma avanço, pontuando em 8.886 contra 6.653 do Windows 10, uma diferença significativa e que pode indicar uma maior otimização para desempenho gráfico em jogos. O mesmo foi visto no Geekbench, em que o Windows 11 se manteve superior ao seu concorrente.

Além disso, aparentemente a desenvolvedora adicionou novas ferramentas para otimizar o consumo energético e aumentar a autonomia em portáteis. Durante os testes o youtuber observou um comportamento diferente no cooler do processador, que foi melhor usado no Windows 11, no entanto isso não foi observado no programa de medição, que apontou um maior aquecimento da máquina, provavelmente a diferença está apenas na velocidade de rotação.

O Windows 11 teve novas informações divulgadas nesta semana, incluindo wallpapers que serão utilizados pela Microsoft e possíveis funções que chegarão na próxima versão do sistema operacional. A nova geração está prevista para ser anunciada pela desenvolvedora na próxima quinta-feira (24), mas já teve uma imagem ISO vazada, permitindo que usuários mais experientes testassem antecipadamente o software.

De fato o Windows 11 recebeu melhorias gerais e novos recursos, no entanto, testes indicam que o sistema terá um desempenho inferior se comparado com a geração atual.

Testes do Windows 11

Especialistas testaram o desempenho da ISO antecipada do Windows 11 – que ainda não é a versão estável – e identificaram uma performance inferior ao Windows 10 nos testes de benchmark. O primeiro teste foi realizado no Speedometer 2.0 e a pontuação obtida foi superior, porém os usuários que realizaram a análise afirmaram que a diferença pode ter relação com o uso de diferentes versões do Google Chrome,

No Cinebench R23 os resultados do teste de thread único apresentaram poucas diferenças entre as versões do sistema, mas ao processar vários fluxos de dados o Windows 11 mostrou uma redução de desempenho de cerca de 10% se comparado com seu antecessor.

O programa 3DMark Night Raid também foi usado para mensurar o desempenho do Windows 11 em diferentes processadores, sendo um AMD e o outro Intel. No primeiro os testes indicaram um resultado equivalente nas duas gerações, porém o mesmo não foi visto com o SoC da Intel, em que recém-chegado teve uma queda de 4% na performance, sendo superado pelo Windows 10.

Vale ressaltar que a versão testada ainda não foi oficializada e por isso não traz todos os níveis de otimização que ainda serão adicionados pela Microsoft. O sistema estável trará melhorias e um desempenho superior.

Você está ansioso pela chegada do Windows 11? Acredita que haverá uma evolução significativa? Use o campo de comentários e conta pra gente!

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Samsung pode ter descontinuado o Galaxy Z Fold 2 para lançar o novo Z Fold 3
iPhone 14 chega em 2022 com os primeiros chips em 3nm
Deixe seu comentário
Pode te interessar