Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Nasa anunciou o plano de ir de novo à Lua e lá ficar

Compartilhe esta notícia:

A Nasa quer explorar a Lua com as novas tecnologias disponíveis. (Foto: Reprodução/Nasa)

A Nasa, a agência espacial americana, está planejando enviar astronautas para a Lua novamente — mas, desta vez, quer mantê-los lá por tempo indeterminado. É o que diz o administrador da agência, Jim Bridenstine, que pediu “o melhor e mais brilhante da indústria americana para ajudar a projetar e desenvolver aparelhos para desembarcar humanos na Lua”.

Essa frase foi em resposta ao que ele afirma ser uma missão clara dada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e pelo Congresso para mais uma vez levar astronautas para bem longe da órbita terrestre.

Em um post detalhando os grandes objetivos da Nasa — para levar de novo astronautas à Lua, e um dia enviá-los a Marte pela primeira vez na história da Humanidade —, Bridenstine disse que, desta vez, os EUA estão “jogando para valer”.

“Como um apoiador da Nasa ao longo de toda a minha vida, estou muito feliz de estar falando mais uma vez sobre o desembarque de humanos na Lua”, escreveu Bridenstine no portal Ozy. “Mas, para alguns, dizer que estamos voltando para a Lua significa que faremos o mesmo que fizemos há 50 anos. Eu quero ser claro: esta não é a nossa visão”.

Ele, então, explicou o objetivo dessa possível futura missão: “Estamos indo para a Lua com novas tecnologias e sistemas inovadores para explorar em toda a superfície mais locais do que imaginávamos. Desta vez, quando formos para a Lua, ficaremos”.

Planejamento 

Bridenstine disse que os planos ambiciosos começarão nos próximos dias, quando parceiros da indústria privada e de outras partes do mundo foram convidados para a sede da Nasa para discutir sobre as plataformas lunares.

Até agora, a agência espacial já contratou nove empresas para enviar cargas para a Lua, com o objetivo final de desenvolver plataformas que possam levar os astronautas de volta à superfície do satélite da Terra.

Em última análise, segundo Bridenstine, o objetivo é levar astronautas de volta à Lua em uma década. “Bilhões de pessoas em todo o mundo assistirão à História sendo feita enquanto os astronautas exploram mais a superfície, e por mais tempo do que nunca, ajudando-nos a preparar missões para Marte e para outros destinos”, escreveu ele.

Nasa fotografa lado afastado da Lua e avista sonda chinesa

A sonda Chang’e 4, da CNSA (agência espacial chinesa), chegou ao lado afastado da Lua no início de 2019, sendo a primeira nave na história a pousar neste hemisfério lunar que fica sempre escondido de nós, sob o ponto de vista daqui da Terra. Além do módulo estacionário, a missão também enviou um robô exploratório chamado Yutu-2, e ambos estão na cratera de Von Kármán. Agora, a Nasa fotografou este lado da Lua e avistou a sonda chinesa por lá, confirmando sua localização exata.

A imagem foi registrada no dia 30 de janeiro com a sonda orbital LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), que fica na órbita da Lua. Como a sonda fica a uma boa distância da superfície lunar, vemos na imagem uma bela e extensa paisagem, e mal dá para ver a Chang’e 4, que aparece como um pequeno pontinho brilhante em meio ao regolito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Polícia Rodoviária Federal flagrou duas motocicletas disputando um racha a mais de 230 quilômetros por hora na Freeway
Cientistas criaram uma pílula de insulina para substituir a injeção
https://www.osul.com.br/a-nasa-anunciou-o-plano-de-ir-de-novo-a-lua-e-la-ficar/ A Nasa anunciou o plano de ir de novo à Lua e lá ficar 2019-02-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar