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Geral A Secretaria da Educação de Porto Alegre convocou os professores cedidos a outros órgãos para retornarem às escolas da rede municipal de ensino

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Professores brasileiros não apresentam ganho salarial ao longo dos anos trabalhados. (Foto: Reprodução)

A Smed (Secretaria Municipal da Educação) encaminhou ofício à Câmara de Vereadores de Porto Alegre e a outras secretarias convocando os professores cedidos para que retornem às escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa faz parte do protocolo de realocação de docentes que a pasta tem seguido para suprir as demandas de sala de aula, de acordo com a prefeitura.

“Tínhamos uma necessidade inicial de 4 mil horas semanais, e depois de todas as ações já adotadas para suprir esta falta, somadas às novas aposentadorias, exonerações e reduções voluntárias de regimes, há ainda hoje uma falta residual de docentes em torno de 1,2 mil horas semanais. Nosso objetivo é, sempre, garantir o atendimento a todos os alunos de 800 horas e 200 dias letivos, de acordo com o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, explica o secretário Adriano Naves de Brito, que encaminhou o documento na segunda-feira (24).

Segundo a prefeitura, desde o ano passado, mais de 300 professores e 50 monitores aprovados em concursos públicos foram nomeados para suprir as necessidades da rede municipal de ensino.

Ideb

A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Ana Íris do Amaral, no bairro Protásio Alves, superou a meta do Ideb (Índice Nacional da Educação Básica) e ainda ultrapassou a média nacional, um fato inédito entre as 56 escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Porto Alegre. A escola saiu da nota de 5,1 na avaliação de 2015 para 6,3 em 2017, sendo que a meta do País é de 6 para essa etapa.

A Ana Íris, com 420 alunos e 42 professores, também suplantou o objetivo de 5,9 estabelecido pela prefeitura para 2020 no Programa de Metas entregue à Câmara de Vereadores. Os resultados do Ideb por escola foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

“Nossa meta era chegar em 5,2. Ultrapassá-la e ainda ficar acima da média nacional foi uma surpresa. Nos preparamos para isso, é um trabalho conjunto, mas não esperávamos tanto e tão rápido”, comemora o diretor, Getúlio Fagundes. “Esse é o maior Ideb da história da Smed e se deve muito ao empenho do gestor da escola e sua articulação com os professores. Essa escola foi a primeira a aderir à nova rotina escolar no ano passado, com mais tempo para o aluno em sala de aula, e também participou do projeto piloto da prova de diagnóstico da Smed”, complementa o secretário municipal de Educação.

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