Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema Aos 74 anos, morre Andy Vajna, produtor de “Rambo” e “Exterminador do Futuro”

Compartilhe esta notícia:

Vajna também copatrocinou "Filho de Saul", que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016. (Foto: Divulgação)

O célebre produtor americano de origem húngara Andrew G.Vajna, conhecido como Andy Vajna, famoso por suas megaproduções dos anos 1980, como “Rambo” e “Exterminador do Futuro”, morreu em sua casa em Budapeste, aos 74 anos, de acordo com a NFA (Fundação Nacional do Cinema), neste domingo (20).

Nascido em 1944 em Budapeste, Vajna deixou a Hungria com sua família, após a insurreição contra os soviéticos em 1956. Nos Estados Unidos, lançou-se ao mundo do cinema e se tornou um dos produtores mais talentosos.

Depois de cerca de 40 filmes produzidos nos Estados Unidos, voltou de vez para a Hungria, nos anos 2000. Como aliado do primeiro-ministro Viktor Orban, foi nomeado comissário de Estado do cine desde 2011.

Apelidado de “Mister Cinema”, Vajna foi um dos cérebros que contribuíram para reforçar a reputação de Budapeste como uma capital do cinema mundial, em particular ao cofinanciar os ultramodernos estúdios Korda.

Como presidente da NFA, Vajna copatrocinou o filme “Filho de Saul”, que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016.

Sindicato dos produtores

Apenas duas semanas depois de conquistar três Globos de Ouro, “Green Book” conquistou, no sábado (19), o prêmio de melhor filme do PGA (Sindicato dos Produtores).

O longa sobre direitos civis estrelado por Mahershala Ali e Viggo Mortensen venceu “Roma”, “Nasce uma estrela”, “A Favorita”, “Pantera Negra”, “Infiltrado na Klan”, “Podres de Ricos”, “Um Lugar Silencioso”, “Vice” e “Bohemian Rhapsody” – o ganhador na principal categoria do Globo de Ouro.

“Green Book” narra a improvável amizade entre Don Shirley, um virtuoso do piano, e seu motorista, Tony Lip, durante um turnê pelo sul dos Estados Unidos da década de 1960, época de forte segregação racial.

“Não preciso de prêmios”, disse o produtor e diretor Peter Farrelly, segundo a revista Variety. “Isso é como Warren Buffett [um dos homens mais ricos do mundo] ganhando na loteria. Estou muito agradecido”, completou.

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Marcelo Yuka, fundador da banda O Rappa, morre aos 53 anos no Rio de Janeiro
Livro de Gisele Bündchen completa a décima semana no topo da lista de mais vendidos
https://www.osul.com.br/aos-74-anos-morre-andy-vajna-produtor-de-rambo-e-exterminador-do-futuro/ Aos 74 anos, morre Andy Vajna, produtor de “Rambo” e “Exterminador do Futuro” 2019-01-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar