Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Câmara lança ferramenta para checagem de notícias falsas

Compartilhe esta notícia:

Para acessar a ferramenta, foi criada uma página própria dentro do portal da Câmara dos Deputados. (Foto: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Câmara dos Deputados lançou nesta quarta-feira (25) uma ferramenta para a checagem de notícias falsas. O projeto, batizado de Comprove, vai receber demandas de cidadãos e parlamentares, apurar e apresentar uma versão sobre fatos relacionados à Casa e seus integrantes. O recurso foi apresentado no seminário Fake News, Redes Sociais e Democracia, realizado em parceria com os institutos E se fosse você? e Palavra Aberta.

Para acessar a ferramenta, foi criada uma página própria dentro do portal da Câmara dos Deputados. O serviço também apresenta dicas e orientações sobre como evitar, não acreditar ou reproduzir esse tipo de conteúdo.

Por meio de um número de WhatsApp, as pessoas poderão encaminhar suas dúvidas ou conteúdos para verificar a veracidade das informações. A equipe que abastece a ferramenta ficará encarregada de conferir a autenticidade e responder a demanda, classificando o material como fato, falso ou impreciso.

De acordo com a iniciativa, fake news são informações com características noticiosas que não correspondem à realidade, amplamente compartilhadas por meios de comunicação com o objetivo de atrair a atenção das pessoas, na medida em que provocam reações inflamadas e irrefletidas – em geral, contra uma pessoa, uma instituição, um fato ou uma ideia.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Presidência da República avaliará a possibilidade de recorrer à Justiça para manter os 18 vetos presidenciais a dispositivos do projeto de lei do abuso de autoridade
A busca no gabinete do líder do governo foi legal, disse o procurador-geral da República interino
https://www.osul.com.br/camara-lanca-ferramenta-para-checagem-de-noticias-falsas/ Câmara lança ferramenta para checagem de notícias falsas 2019-09-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar