Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Flávio Pereira Câmara pode votar projeto que permite a caça de animais

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Enquanto o grosso do noticiário está voltado para os grandes escândalos, silenciosamente a Câmara dos Deputados poderá votar um projeto no mínimo polêmico: o Projeto de Lei 6268/16, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que prevê a caça de animais, mas formalmente autoriza “a regulamentação de manejo, controle e exercício de caça de animais silvestres”. “Evitaremos assim o contrabando, o comércio clandestino, o abate ilegal, os maus tratos e a extinção de animais silvestres e exóticos”, justifica o catarinense Colatto. Segundo o deputado, a proposta regulamenta uma área atualmente sem regras ou controle.

Projeto autoriza eutanásia e abate

O órgão ambiental, segundo o projeto, “poderá autorizar a criação de reserva própria para caça de animais em propriedades privadas. A propriedade deve comprovar atender à legislação sobre áreas de preservação permanente e reserva legal. Além disso, o texto proíbe a caça de animais na lista de ameaçados de extinção nessas reservas”. Segundo o projeto, a eutanásia e o abate de animais silvestres só serão admitidos em casos como ameaça à saúde pública; quando o animal for considerado nocivo à agropecuária, com atestado de órgão competente; ou quando for caracterizada superpopulação, de acordo com a norma.

Previdência estadual: Dados assustadores

Alguns dos dados coletados pela equipe da Secretaria do Tesouro Nacional junto ao governo gaúcho, para formatar as bases do acordo de renegociação da dívida, apontam para números assustadores em relação à previdência dos servidores públicos. O rombo total resultante do pagamento de aposentadorias e pensões dos servidores chega a R$ 8.97 bilhões. Apenas para o pagamento de benefícios aos policiais militares, chegou a R$ 2,385 bilhões, ou 27% do déficit geral dos servidores do Estado. Esse percentual cresceu bastante: em 2015 representava 23%.

Rigotto, o favorito para comandar o PMDB

A eleição para a sucessão de Ibsen Pinheiro no comando do diretório estadual do PMDB, prevista para março, tem um favorito: o ex-governador Germano Rigotto. Seguem outros nomes, como Alceu Moreira e Sebastião Melo.

Continua o congelamento

O governador José Ivo Sartori decidiu prorrogar por mais seis meses o decreto que suspende novas nomeações, veda concursos públicos, congela despesas e controla gastos do Poder Executivo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Flávio Pereira

Jairo Jorge em busca do apoio do PCdoB
Governo do Estado quer duplicação da RS-118 em um ano
https://www.osul.com.br/camara-pode-votar-projeto-que-permite-a-caca-de-animais/ Câmara pode votar projeto que permite a caça de animais 2017-02-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar