Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Cerca de 76% da população brasileira têm alguma queixa em relação ao sono

Compartilhe esta notícia:

Uma das dicas para uma noite melhor de sono é não levar os aparelhos eletrônicos para a cama. (Foto: Reprodução)

Depois de um dia corrido, nada melhor do que cair na cama e descansar até o dia seguinte. Pode parecer simples e prazerosa, mas conseguir fechar os olhos à noite, às vezes, é um sacrifício para bem mais da metade da nossa população. Segundo a Associação Brasileira do Sono, 76% da população já tiveram alguma dificuldade para dormir.

“Os brasileiros estão com um grau de estresse e ansiedade aumentados, principalmente nas grandes cidades. E com todo o avanço da tecnologia, as pessoas acabam ficando muito tempo com celulares antes de dormir, e a luminosidade que vem deles atrapalha a produção de melatonina, hormônio do sono”, explica Julia Gouvêa, médica especializada em medicina preventiva.

Desligar eletrônicos e tomar um banho morno podem ajudar. Mas há outros fatores que podem prejudicar o sono, como consumo de álcool, problemas respiratórios e doenças neurológicas. Além disso, a Organização Mundial da Saúde estima que 80 milhões de brasileiros sofram de insônia.

“A insônia é a dificuldade de dormir ou de manter o sono. De acordo com os manuais, para ser considerado como tal, o problema de dormir deve ocorrer pelo menos três vezes por semana em um período de três meses. Mas, se o paciente não está dormindo bem, independentemente de quantas vezes isso ocorreu, ele deve procurar um médico”, orienta Luciano Ribeiro Pinto, presidente da Associação Brasileira do Sono.

Quem tem dificuldade para dormir deve procurar especialistas em sono, que são neurologistas ou psiquiatras.

As mulheres são campeãs em insônia, principalmente se estão na menopausa. Por acumularem muitas cobranças e afazeres, elas costumam não ter boas noites de sono. Uma das atitudes que pode ajudar a reverter a situação é estabelecer horários mais rígidos para dormir e acordar.

Terapia para dormir

Quem não tem uma boa noite de sono pode apresentar problemas de memória e concentração e até aumento de peso.

“Se a pessoa não tem um sono reparador, ela fica mais irritada, cansada e, por lhe faltar energia, acaba comendo muito mais, para repor o que falta por meio da alimentação”, alerta Julia Gouvêa.

Como a dificuldade para dormir tem várias causas, o tratamento vai variar de pessoa para pessoa, mas fazer sessões de terapia cognitivo-comportamental pode ajudar a aliviar o estresse, um dos grandes vilões de quem quer dormir bem.

“Neste tratamento, ensinamos métodos de higiene do sono e comportamentos que devem ser executados. É uma terapia breve, em que o paciente reaprende a dormir. Há também o tratamento por meio de remédios, que deve ser orientado pelo médico”, finaliza Luciano.

Dicas

Breu e silêncio: A luminosidade interrompe a produção da melatonina, hormônio que induz ao sono. Por isso, é importante que o quarto fique bem escuro, sem nem mesmo a luz da TV. Procure um lugar sem barulho para dormir.

Fazer atividade física de manhã: Muita gente deixa para fazer exercícios físicos à noite. Isto pode deixar o corpo mais acelerado e atrapalhar o sono. Realize as atividades pela manhã.

Conforto: Escolha colchão e travesseiro confortáveis e que estejam de acordo com a sua posição de dormir.

Quarto fresquinho: Uma temperatura mais amena é fundamental para proporcionar uma noite mais tranquila de sono.

Esqueça o celular: Não leve os aparelhos eletrônicos para a cama, pois navegar na internet desestimula o sono.

Só vá para a cama com sono: Se você não estiver com sono, leia um livro. Só se deite quando realmente estiver prestes a fechar os olhos.

Alimentação mais leve: Prefira comer alimentos cuja digestão é mais rápida, como banana, frango e vegetais bem cozidos. Evite o consumo de cafeína, comidas gordurosas e alimentos que demorem a ser absorvidos.

Tome banho morno: A água muito gelada ou muito quente estimula o corpo e te deixa mais acelerado.

Evite dormir à tarde: Mesmo que você esteja cansado, não durma à tarde. Isto desregula o ciclo do sono e pode atrapalhar a sua noite.

Desacelere: Após chegar do trabalho ou da escola, tente desacelerar. Procure meditar ou fazer exercícios de respiração que ajudem a relaxar.

Estabeleça uma rotina: Determine horários para acordar e dormir, pois dentro de uma rotina seu metabolismo vai entender que chegou a hora de ir descansar.

Bebidas certas: Chás de camomila ou lavanda ajudam a relaxar e ter uma noite melhor de sono. Não consuma bebidas alcoólicas nas três horas que antecedem seu horário de dormir.

 

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Liminares do Supremo favorecem acordo com o presidente da Câmara sobre impeachment, avalia governo
Mãe é presa por dar bebida alcoólica para filha de 13 anos
https://www.osul.com.br/cerca-de-76-da-populacao-brasileira-tem-alguma-queixa-em-relacao-ao-sono/ Cerca de 76% da população brasileira têm alguma queixa em relação ao sono 2017-12-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar