Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Falsos motoristas do Uber usam aplicativo para enganar mulheres em São Paulo

Compartilhe esta notícia:

Aplicativo disse para usuário reforçar a atenção nas informações do motorista. (Foto: Reprodução)

Acostumada a pegar o Uber em São Paulo, a dentista Yumi Sasaki, 26 anos, quase entrou em uma enrascada ao embarcar em um carro de um falso motorista do aplicativo. O homem rodou com ela por cinco minutos, até que ela percebeu o risco e desceu do veículo quando ele parou no semáforo. Já a advogada Janaina Galvão, 31, notou a farsa antes mesmo de embarcar e conseguiu se livrar do homem.

Yumi contou ter pedido o carro depois que saiu do trabalho e ficou na porta do prédio, mexendo no celular e olhando para a rua no intuito de saber se o carro estava chegando. O veículo que apareceu no aplicativo era um Honda Civic na categoria UberX, a qual disponibiliza automóveis mais básicos e não fornece a cor deles.

Em um certo momento, um carro, que ela acha ter sido um Renault, chegou. O homem perguntou: “É Uber?”. A dentista disse que sim e entrou.

De início, ela percebeu que algo estava errado porque não apareceu o endereço de destino na tela do celular do motorista. “Ele logo foi falando que era seu primeiro dia, como se estivesse justificando o fato do endereço não ter aparecido automaticamente”, disse.

Após rodar dois quarteirões e ainda achando estranho, Yumi recebeu uma ligação do verdadeiro motorista do aplicativo para saber onde ela estava. Neste momento, ela começou a pensar em um jeito de sair do carro. “Eu ainda perguntei para ele se realmente era eu que ele deveria ter pegado e ele disse que sim. A princípio não achei que estava fazendo aquilo por mal e que poderia ter acontecido um engano”, disse.

Porém, quando o falso motorista respondeu que era ela mesma, a dentista aproveitou que o carro estava parado no semáforo e, em uma atitude desesperada, saiu do veículo. “Eu fiquei nervosa e com medo. Não sei o que poderia ter acontecido. Minha sorte é que eu consegui puxar o pino da porta.”

Após o episódio, ela voltou para seu endereço de origem e entrou no carro original. “Eu contei para o motorista e ele disse que eu preciso ficar atenta na placa e modelo e essa é minha dica para outras pessoas”.

Outra vítima.
Confira o depoimento de Janaína Galvão, 31 anos, outra vítima de um falso motorista. “Depois de trabalhar 14 horas, resolvi pedir um Uber. No aplicativo, veio que o motorista estava em um Hyundai HB20”. Em um determinado momento, chegou um carro e o motorista perguntou: ‘Você pediu Uber?’. Como estava escuro, não consegui ver o modelo do veículo, mas parecia ser mais chique do que um HB20 e estranhei. Eu disse para ele que o automóvel era outro e ele disse que tinha trocado e o aplicativo não atualizou. Resolvi perguntar o nome e, após gaguejar, me disse um nome diferente do motorista que eu estava esperando.

O homem disse que queria me conhecer melhor e iria me levar para onde eu quisesse porque era linda. Quando gritei, ele saiu. Eu fiquei em choque. Não sei o que ele poderia ter feito comigo. Não acho que iria me sequestrar. Também não sei se a intenção era fazer algo ou só queria ter feito uma cantada de péssimo gosto.

Graças a Deus eu consegui perceber. Não vou deixar de usar Uber nem táxi por causa disso. O conselho que dou é para a pessoa não falar seu nome nem do motorista e conferir a placa. O verdadeiro motorista me disse que não existe isso de trocar o carro e não atualizar o sistema.”

Resposta do Uber.
A assessoria de imprensa do Uber disse que quando o passageiro chama um motorista pelo aplicativo, de imediato já aparece para o usuário o nome do motorista, foto de identificação, modelo e placa do carro. O aplicativo disse ser importante que os usuários fiquem atentos a essas informações antes de embarcar na viagem.

O Uber disse que vale lembrar que, para se cadastrar para usar o aplicativo, os motoristas parceiros precisam ter carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada e passam por checagem de antecedentes criminais nas esferas federal e estadual.

Ao chamar um Uber, é possível acompanhar o trajeto dele até a chegada no ponto inicial, permitindo que o usuário aguarde a chegada do carro em segurança. Ao longo do trajeto, é possível compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem o usuário desejar. (DSP)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Cooperativas da agricultura familiar podem concorrer a 25 milhões de reais para investimentos
Juros do cheque especial sobem para 308% ao ano e batem novo recorde
https://www.osul.com.br/falsos-motoristas-do-uber-usam-aplicativo-para-enganar-mulheres-em-sao-paulo/ Falsos motoristas do Uber usam aplicativo para enganar mulheres em São Paulo 2016-05-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar