Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Hannover Messe 2019: é hora de colocar em prática o conhecimento

Compartilhe esta notícia:

Nove empresas gaúchas, apoiadas pelo Sebrae RS, participaram da imersão à feira que aconteceu na Alemanha. (Foto: Divulgação)

Foram cinco dias de Hannover Messe 2019, maior feira do mundo para a tecnologia industrial, que aconteceu na semana passada, na Alemanha. Nove empresas apoiadas pelo Sebrae RS desembarcaram no Brasil no domingo à tarde e trouxeram muito mais do que o conhecimento sobre o futuro da indústria.

Spark AG Software (Nova Prata), Funilaria Dambrós Ltda (Porto Alegre), Sold Indústria e Comércio de Máquinas LTDA (Canoas), Sukha – Automação de Máquinas Industriais Eireli (Cachoeirinha), Tecsul Industrial LTDA – ME (Estação), Vibmaster Soluções Industriais (Campo Bom), Rigo Tecnologia Química Ltda – ME (Nova Prata), Gomasul Borrachas LTDA (Bento Gonçalves) e J.J. M. Jardim & Filhos LTDA (Bagé) estavam nessa missão internacional. A iniciativa priorizou proprietários ou sócios de pequenos negócios do setor industrial, de startups, de TI ou de energia com faturamento até R$ 4,8 milhões.

Foi uma semana intensa de aprendizado para os empresários. Ao longo desses dias, foram apresentadas as tendências da tecnologia, automatização de processos industriais, robótica, as novidades em inteligência artificial, uma ampla gama de tecnologias e de serviços, além de ser um lugar perfeito para fazer network e estreitar relacionamentos com o mercado internacional.

Negócios à vista
Como aconteceu com Lucas Neuman, sócio-administrador da Tecsul Industrial LTDA, do município de Estação. Na feira, ele viu soluções pontuais, com baixo investimento, que vão deixar as máquinas com maior automação, gerando um custo menor para a empresa. Mas o grande achado foi um fornecedor de cases rígidos que pode se tornar um parceiro para futuros negócios. “Estamos discutindo preços e fornecimento. Se tudo der certo, vamos dar continuidade nesse contato”, comenta o empresário.

Isso tudo sem contar as visitas técnicas em ambientes de produção de empresas expoentes alemãs, que o Sebrae RS também organizou. Entre elas, os empresários puderam conhecer um pouco mais sobre a construção de aviões na fábrica da Airbus; viram de perto como funciona a tecnologia e a agilidade da fábrica da Volkswagen, onde um único carro pode ser montado em três dias; e ainda mergulharam na Claas, maior fabricante de máquinas agrícolas da Europa.

O projetista de sistemas mecânicos Rafael Vendramin, da Spark AG Software, de Nova Prata, estava no grupo de gaúchos. “Conseguimos definir que a Indústria 4.0 já está revolucionando a fabricação de produtos no mundo, possibilitando a configuração de produtos customizados em linha de produção seriada, rastreamento desde a concepção até o pós-vendas individualmente, produtos com seu ‘DNA’ salvo na nuvem podendo ser acessado de qualquer lugar do mundo, máquinas conectadas com acesso remoto, manutenção de equipamentos e máquinas com instruções remotas, entre tantas outros benefícios”, comenta Vendramin.

O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, que acompanhou o grupo de empresários, ressalta que essas imersões contribuem também para desmistificar a ideia de que inovação é apenas para a grande empresa. “Temos certeza de que, na volta para suas empresas, os empreendedores terão todas as condições de implementar melhorias identificadas na feira, aumentando a capacidade de fazer novos negócios e parcerias”, acrescenta.

O técnico do Sebrae RS Taisson Toigo esteve na feira há quatro anos e novamente nesta edição. Para ele, as tecnologias seguem uma mesma evolução: conceitos, tecnologias e aplicações. Para ele, os exemplos são muito didáticos e falta um pouco de aplicação prática ainda em algumas tecnologias. A grande novidade na feira foi a chegada da tecnologia 5G industrial, que vai poder trazer internet e redes para fábricas de forma mais rápida. “Para cada um deles, essa imersão é importante. Alguns vão ampliar o portfólio, ampliar o ponto de vista e alguns vão implementar alguma coisa”, destaca Toigo.

Agora, de volta ao Brasil, as empresas têm a possibilidade de receber acompanhamento técnico, auxiliando a auto-implementação de melhorias nas empresas para transformar o conhecimento em ações práticas, incorporando soluções nos produtos e serviço para agregar valor e aumentar a competitividade.

Oportunidade na Mercopar 2019
Quem ficou fora da Hannover Messe, mas quer estar por dentro de todos os lançamentos tecnológicos do mundo da Indústria 4.0, tem uma oportunidade aqui no Brasil. É na 28ª edição da Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que ocorre de 1 a 3 de outubro, em Caxias do Sul. Os interessados em expor na Mercopar podem acessar o site https://mercopar.com.br/seja-um-expositor/ ou enviar sua solicitação para os e-mails para comercial@tradefairs.com.br e mercopar@sebraers.com.br.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Filho de Wagner Montes, Diego Montez fará novela com Antonio Fagundes e Grazi Massafera
Faculdade Senac Porto Alegre descomplica sua declaração do Imposto de Renda
https://www.osul.com.br/hannover-messe-2019-e-hora-de-colocar-em-pratica-o-conhecimento/ Hannover Messe 2019: é hora de colocar em prática o conhecimento 2019-04-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar