Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Marcas & Veículos Jaguar aponta as garras do XE para o mercado brasileiro

Compartilhe esta notícia:

Jaguar XE 2015. Foto: Divulgação
Sedan esportivo chega ao País em quatro versões, com as motorizações 2.0 Turbo e 3.0 V6, e preços a partir de R$ 169.900. Foto: Divulgação

A Jaguar, marca britânica de veículos de luxo, acaba de apresentar ao mercado brasileiro o novo XE, sedã esportivo que chega com a proposta de ser o mais dinâmico dentro do segmento de sedãs médios Premium. O modelo estará disponível em todas as 33 concessionárias da marca no Brasil, em quatro diferentes versões, que partem de R$ 169.900.

Versão de entrada da linha XE, a 2.0 Si4 Pure conta com bancos em couro Luxtec, volante multifuncional em couro granulado, acabamento em Black Piano e detalhes contrastantes espalhados pelo painel de instrumentos. Além disso, o design “Riva Hoop” do painel trazido do XJ torna o interior ainda mais envolvente. Entre suas principais tecnologias, estão o sistema Stop/Start, transmissão automática de 8 velocidades, sistema de monitoramento de pressão nos pneus, faróis Xenon com luzes de circulação diurna em LED, All-Surface Progress Control, Jaguar Drive, sistema de navegação, sistema de som Jaguar com 6 alto-falantes e sensor de estacionamento traseiro.

A versão 2.0 Si4 Pure Tech, com preços a partir d R$ 177.000, busca alinhar o excelente custo-benefício da versão Pure com a inclusão de equipamentos que oferecem mais conforto e estilo. Itens como teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento e limpadores de para-brisa automáticos com sensor de chuva foram adicionados.

Por R$ 199.900, a versão 2.0 Si4 R-Sporté voltada àqueles que não abrem mão da esportividade. Ela chega com body kit exclusivo que ressalta o visual agressivo do XE, com saias laterais, para-choques dianteiro e traseiro diferenciados e um elegante e discreto aerofólio traseiro. Além dos recursos encontrados no Pure Tech, a versão traz bancos esportivos revestidos em couro Taurus com opções bicolores.

Além disso, o emblema “R-Sport” está gravado em diversos lugares do carro, como no exclusivo volante e nas soleiras das portas. Mas a esportividade está também destacada em sua performance, com suspensão recalibrada para proporcionar ao condutor ainda mais dinamismo.

O modelo ainda conta com faróis de Xenon adaptativos, assistente de farol alto, memória para os assentos do motorista e do passageiro, sistema de som Meridian com 11 alto-falantes, coluna de direção ajustável eletricamente e rodas aro 18” na cor preta, com opção da cor prata. As versões Pure, Pure Tech e R-Sport são equipadas com motor 2.0 Si4 Turbo de 240 cavalos de potência e 340 Nm de torque, capaz de levar o XE aos 250 km/h de velocidade final.

Aliado ao sistema de transmissão ZF de oito velocidades, o modelo traz respostas rápidas aos comandos do motorista, muita agilidade em situações de ultrapassagem e extremo conforto em velocidade de cruzeiro.

A XE S, versão mais esportiva do Jaguar XE, traz, debaixo do capô, um motor 3.0 V6 Supercharged com 340 cavalos de potência e 450 Nm de torque, o mesmo propulsor que equipa o superesportivo F-TYPE. O XE S, que chega com preço de R$ 299.000, é o único veículo em seu segmento capaz de sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 5,1 segundos. Assim como as demais versões, o modelo é equipado com sistema de câmbio ZF de oito velocidades, com opção para trocas sequenciais por meio de paddle shifts na parte de trás do volante. Aliado ao motor V6, a versão conta com sistema Adaptive Dynamics com amortecedores ativos e configuráveis, que o torna ainda mais dinâmico e conectado à pista.

Os bancos esportivos trazem revestimento combinado em couro Taurus e Alcântara, com opção inteiramente em couro. Seu interior traz acabamentos em fibra de carbono e Black Piano para um ar de total esportividade, contando ainda com soleiras das portas com a inscrição “S” e os pedais em alumínio com o forro do teto na cor preta, elevando a esportividade do modelo. Por fora, o para-choque dianteiro exclusivo tem entradas de ar maiores para um melhor desempenho do motor V6 Supercharged. Essa versão tem aerofólio traseiro, detalhes em preto brilhante na traseira, pinças de freio na cor vermelha cobertas pelas rodas em liga leve de 19 polegadas.

A versão traz o inédito Head-Up display com tecnologia a laser que proporciona maior definição na imagem projetada no para-brisa dianteiro. Além disso, vem equipada com Keyless Entry, sensor de estacionamento 360º, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos e detecção de tráfego em marcha a ré.

O sedã mais esportivo de sua categoria

O DNA esportivo está presente em cada detalhe. O veículo traz tração traseira, já tradicional em outros modelos da linha Jaguar, estrutura 75% em alumínio que torna a carroceria extremamente leve e rígida, suspensão dianteira Double Wishbone, com o mesmo design e configuração do F-TYPE, e traseira Integral Link inédita no segmento, que faz do Jaguar XE o sedã mais dinâmico e conectado à pista da categoria.

O Jaguar XE é o primeiro fruto da nova tecnologia em arquitetura modular da Jaguar Land Rover. A distância entre-eixos de 2,835 mm e a posição de pilotagem com baixo centro de gravidade permitem proporção perfeita e perfil esportivo.

A cabine oferece alto nível de conforto, baixo ruído e espaço para até cinco passageiros. Ela é toda revestida com materiais nobres de acabamento impecável. Os ocupantes têm à sua disposição um sistema de entretenimento completamente novo, o InControl Touch, com uma tela Touchscreen de oito polegadas de layout intuitivo e prático.

No quesito segurança, o Jaguar XE traz alguns dos mais avançados sistemas de controle de dirigibilidade, como, por exemplo, o All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia fruto de décadas de experiência da Jaguar Land Rover em sistemas de tração para todos os tipos de terreno, capaz de trazer aderência ao veículo mesmo em situações críticas como pisos e grama muito molhados, garantindo total controle ao motorista.

Uma nova tecnologia de projeção a laser permite que o Sistema Head-Up Display projete no para-brisa uma imagem muito mais nítida, com alto contraste em cores. O motorista tem acesso a informações como velocidade e marcha atual, e sistema de navegação GPS sem precisar tirar os olhos da estrada. A ampla nitidez e contraste das informações exibidas se devem a um novo módulo, menor e quase 1/3 mais leve que o utilizado atualmente pela indústria.

O XE é o mais rígido e aerodinâmico sedã esportivo que a Jaguar já produziu. Também é o primeiro Jaguar a ser equipado com direção elétrica assistida (EPAS), configurada para entregar respostas muito ágeis e fiel sensibilidade aos mínimos comandos do motorista, além de utilizar menos energia em comparação com o tradicional sistema hidráulico.

Os inúmeros benefícios da ampla utilização do alumínio na construção do XE se dão graças ao investimento de £ 1,5 bilhão da Jaguar Land Rover na fábrica de Solihull, no Reino Unido. O XE chega para completar a linha de sedãs da Jaguar, encaixando-se logo abaixo do modelo XF e do luxuoso XJ, topo de linha da marca.

Design

O mais avançado sedã esportivo que a Jaguar já produziu, o novo XE é instantaneamente reconhecido como um Jaguar. Sua carroceria em alumínio toma forma ao redor dos princípios fundamentais de proporção e eficiência aerodinâmica. Não há comparações do XE com qualquer outro veículo em sua categoria.

Por dentro do XE: espaço e refinamento

O exterior esportivo e estiloso do XE aumenta as expectativas sobre seu interior. Os envolventes bancos dianteiros são montados o mais baixo possível, criando uma posição de condução esportiva mais próxima do solo. Os assentos contam com ajustes elétricos e opções esportivas nos modelos R-Sport e S. Além disso, o XE é o único veículo do segmento que conta com o design “Riva Hoop” no painel, formando um arco envolvente que sai da porta do motorista, passa pelo fundo do painel dianteiro e termina na porta do passageiro. As saídas de ar-condicionado assimétricas que invadem as portas do XE tornam-nas ainda mais elegantes e forçam-nas a ter recortes inigualáveis no segmento.

Os espaçosos compartimentos onde estão os assentos dianteiros são separados por um versátil console central, de onde surge o seletor de marchas Rotary Shift, criando a sensação de um cockpit. A tela de oito polegadas sensível ao toque com um sistema de entretenimento completamente novo, o InControl Touch, é o centro do palco entre arrebatadoras curvas do painel de instrumentos.

Todos os ocupantes aproveitam o generoso espaço para a cabeça e as pernas, e os bancos traseiros escalonados liberam ainda mais espaço para os passageiros sentados na parte de trás do carro. Tecidos especiais, couro premium e costura dupla em cor contrastante entregam uma cabine com qualidade exclusiva e única. O acabamento em Black Piano, alumínio e fibra de carbono dão uma sensação de refinamento artesanal e esportividade, que agradam aos diversos clientes.

“Excelentes proporções e dinâmicas são o principal foco do design da Jaguar. Nós desejamos criar uma forte sensação de movimento e entregar ao XE uma proporção perfeita. O perfil é de um cupê esguio, baixo e com proporções que combinam com um conjunto eficiente, instantaneamente reconhecido como um verdadeiro Jaguar”, explica Ian Callum, diretor de design da Jaguar.

Carroceria

A Jaguar tem mais experiência na construção de estruturas em alumínio do que qualquer outra fabricante de veículos, o que lhe permitiu o desenvolvimento da revolucionária estrutura de carroceria do novo XE. Ele é o único carro de sua categoria que tem intenso uso de alumínio em seu monobloco, com mais de 75% de utilização.

Leve, rígido e seguro

Seguindo o desenvolvimento em alumínio do XJ em 2003, do XK, do XJ atual e do F-TYPE, a experiência da Jaguar está incorporada ao novo monobloco com extenso uso de alumínio do XE, que é o mais rígido sedã que a Jaguar já produziu. Nenhum outro sedã médio de sua categoria têm uma estrutura do gênero.

O Jaguar XE é o primeiro modelo que utiliza a nova arquitetura modular da Jaguar. Essa avançada estrutura, que será utilizada em diversos futuros modelos de segmentos distintos da marca, foi projetada para utilizar a mais inteligente mistura de materiais, incluindo alumínio, metal de alta resistência e magnésio, provendo uma excepcional flexibilidade de manufatura.

Para o XE satisfazer aos níveis requeridos de dirigibilidade, rodagem, economia de combustível e segurança, foi necessário um monobloco com intensivo uso de alumínio. Ligas de alta resistência, em alumínio AC300 e AC600, são utilizadas nos pilares A e nas estruturas dianteiras e traseiras. Os pilares B são em alumínio reforçado com aço resistente. Tudo isso torna o compartimento para os passageiros extremamente rígido, dando muita segurança em caso de colisão.

O novo Jaguar XE foi projetado para cumprir os mais exigentes testes de colisão ao redor do mundo, incluindo os testes americanos e da Euro NCAP.

A proteção para pedestres alcança novos níveis também: as propriedades de absorção de energia do capô de alumínio são melhoradas com o sistema de dobradiças destacáveis, que criam ainda mais espaço entre as estruturas, o que favorece a absorção de impactos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Marcas & Veículos

Ford EUA Spidermen 2015
Engenheiros da Ford criam sistema antiaranha nos Estados Unidos
San Marino Fiat Viamão 2015
Aplicativo de concessionária gaúcha ajuda motorista na manutenção do veículo
https://www.osul.com.br/jaguar-aponta-as-garras-do-xe-para-o-mercado-brasileiro/ Jaguar aponta as garras do XE para o mercado brasileiro 2015-08-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar