Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema “Jogos Vorazes” é maior que “Crepúsculo”, diz diretora da saga

Compartilhe esta notícia:

Bella, de "Crespúsculo", e Katniss Everdeen, de "Jogos Vorazes". (Foto: Reprodução)

Em uma batalha entre Katniss Everdeen e Bella Swan, quem venceria? Se quesitos como força física e agilidade fossem levados em conta, provavelmente a heroína de “Jogos Vorazes” perderia para a de “Crepúsculo”, que no final do último livro e filme se transformou em vampira, ganhando poderes especiais. Mas, colocadas lado a lado como representantes de dois grandes fenômenos adolescentes, é bem possível que Katniss levasse a melhor. Essa, ao menos, é a opinião da americana Catherine Hardwicke, que dirigiu o primeiro filme da franquia Crepúsculo, em 2008. Confira a entrevista com a diretora:

Catherine Hardwicke. (Foto: Reprodução)

Catherine Hardwicke. (Foto: Reprodução)

Como foi trabalhar com um fenômeno cultural como Crepúsculo?
Catherine Hardwicke – Foi muito interessante porque, quando estávamos trabalhando com o filme, ninguém sabia que seria um fenômeno cultural. Sabíamos que havia muitos fãs que gostavam do livro, mas os estúdios em Los Angeles não achavam que a adaptação seria um sucesso. Na época, eu pude fazer mais como se fosse uma produção indie, ainda não era um blockbuster, era apenas um filminho que poderia não dar lucro nenhum (risos).

O que te levou a aceitar dirigir Crepúsculo?
Catherine – Li o primeiro livro e achei que a autora fez um ótimo trabalho ao compreender e retratar como é se apaixonar loucamente por alguém pela primeira vez. Amava a ideia de ter como um dos cenários uma bela floresta e pensava que nunca tinha visto um vampiro na natureza, só nos becos e ruelas de Londres ou Paris. Achava que seria lindo.

Por que decidiu não continuar como diretora da franquia?
Catherine – Para ser honesta, os livros seguintes não me trouxeram os mesmos sentimentos. Eles seguiram uma direção diferente, então não me senti próxima a eles, conectada da mesma maneira como com o primeiro livro. Eu também não sou uma grande fã de sequências, geralmente não aceito fazê-las.

Acha que o mercado juvenil de cinema viu outro fenômeno tão grande quanto “Crepúsculo”? “Jogos Vorazes”, por exemplo, alcançou a mesma dimensão, na sua opinião?
Catherine – Com certeza, acho até que é maior. O mercado vem crescendo, o que é ótimo. “Jogos Vorazes” é uma franquia muito interessante, eu amo a Jennifer Lawrence. Ela é fantástica, primeiro por uma questão feminista, porque é uma jovem estrela muito fiel a seus próprios princípios, é desajeitada, engraçada, honesta e real. Amo o fato de ela ser uma das maiores artistas do mundo. A Shailene Woodley (da franquia Divergente) também é ótima. Há muitas jovens poderosas que estão por aí.

Quais são as tendências do cinema para o público adolescente?
Catherine – Ultimamente, tenho visto temas mais sérios nos livros, como suicídio e depressão na adolescência, ou questões femininas, como o retratado no clipe que eu dirigi de “Til It Happens to You”, da Lady Gaga, sobre abuso sexual nos campi de universidades. Acho que as pessoas gostam de se divertir, de ver filmes cômicos, mas também estão interessadas em assuntos sérios.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Justiça polonesa rejeita em definitivo a extradição de Polanski aos EUA
ESTREIA – Sem dar nova vida ao clássico “Frankenstein”
https://www.osul.com.br/jogos-vorazes-e-maior-que-crepusculo-diz-diretora-da-saga/ “Jogos Vorazes” é maior que “Crepúsculo”, diz diretora da saga 2015-11-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar