Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Justiça mantém peritos no mecanismo de combate à tortura

Compartilhe esta notícia:

Medida que exonerava os peritos havia sido assinada por Bolsonaro em junho. (Foto: Divulgação site Justiça Federal RJ)

A Justiça Federal negou, nesta quinta-feira (15), o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve válida a liminar que determinou a reintegração de 11 peritos do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT). A Defensoria Pública da União (DPU) e o apoio do Ministério Público Federal (MPF), questionaram a medida adotada pelo governo, que decretava a exoneração dos peritos do órgão. A AGU tentou derrubar a liminar apresentada pela Justiça do Rio de Janeiro, na última terça-feira (13), questionando a legitimidade da DPU para mover a ação.

A AGU, que está representando o governo, anunciou que irá apresentar um novo recurso ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Relembre o caso

  • O presidente Jair Bolsonaro havia exonerado, por meio de uma liminar assinada em junho, os integrantes do MNPCT, que monitora violações de direitos humanos. De acordo com o decreto assinado pelo presidente, o grupo passava a ser formado apenas por participantes não remunerados.
  • No dia 12 de agosto, a Justiça do Rio de Janeiro divulgou a anulação do decreto. A suspensão permitiu que os peritos fossem reintegrados aos seus cargos comissionados, de forma remunerada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Acidente de trabalho deixa cinco feridos em Coronel Bicaco


Eduardo Leite assina nesta sexta contrato com BNDES sobre privatização da CEEE
https://www.osul.com.br/justica-mantem-peritos-no-mecanismo-de-combate-a-tortura/ Justiça mantém peritos no mecanismo de combate à tortura 2019-08-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar