Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula procura Fernando Henrique Cardoso para discutir crise política e conter tentativa de impeachment de Dilma

Compartilhe esta notícia:

Amigos de Lula discutiram separadamente com ele e FHC a possibilidade de um encontro dos dois (Fotos: Folhapress)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou amigos em comum a procurarem seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso, para propor uma conversa entre os dois sobre a crise política. O objetivo imediato do movimento é conter as pressões pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Há cerca de duas semanas, amigos de Lula discutiram separadamente com ele e Fernando Henrique a possibilidade de um encontro dos dois. Os contatos ocorreram às vésperas de FHC viajar de férias para a Europa. Lula destacou a aliados que a conversa poderia ser por telefone e antes de Fernando Henrique viajar. O tucano preferiu deixar a definição de um eventual encontro para ser discutida depois que ele voltar ao Brasil, em agosto.

Não foi o primeiro gesto de Lula na direção da oposição. Em maio, ele encontrou o senador José Serra (PSDB-SP) na festa de um amigo comum e o chamou para uma conversa reservada. Lula derrotou Serra na eleição de 2002. O petista tem mantido somente os aliados mais próximos informados sobre essas conversas, e só avisou que procuraria Fernando Henrique na véspera de autorizar os contatos com o antecessor.

A intenção do petista é buscar um conciliador na oposição para tentar dissipar, pelo menos dentro do PSDB, as forças que trabalham pelo impeachment da presidenta. A crise que envolve Dilma aprofundou-se nas últimas semanas, com o avanço das investigações sobre corrupção na Petrobras, a crise econômica e a rebeldia dos aliados do PT no Congresso.

A aliados com quem discutiu o assunto, Lula disse preferir uma conversa discreta com FHC. O petista tem procurado evitar que seus movimentos ampliem a radicalização do ambiente político. Lula, que fez recentemente críticas ao modo como Dilma vem lidando com a crise, tem procurado agir como bombeiro e procurou líderes do PMDB, como o senador Renan Calheiros (AL), para conter os ânimos no Congresso.

No entanto, por meio de nota, a assessoria de imprensa do Instituto Lula afirmou nesta quarta-feira (22) que o ex-presidente não tem interesse em conversar com Fernando Henrique nem soube de nenhum interesse da parte do antecessor. (Folhapress) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Choque entre embarcações mata pelo menos 21 pessoas no rio Nilo
Desemprego em junho no País é o maior para o mês desde 2010
https://www.osul.com.br/lula-procura-fernando-henrique-cardoso-para-discutir-crise-politica-e-conter-impeachment/ Lula procura Fernando Henrique Cardoso para discutir crise política e conter tentativa de impeachment de Dilma 2015-07-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar