Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Michel Temer sanciona a lei sobre a distribuição de gorjeta e da taxa de serviço

Compartilhe esta notícia:

Para empresas com mais de 60 empregados, será constituída comissão para fiscalização da cobrança e distribuição da gorjeta.

O presidente Michel Temer sancionou nesta segunda-feira (13), sem vetos, o projeto de lei que  regulamenta a divisão de gorjetas e de qualquer cobrança adicional sobre despesas em bares,  restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares.

O texto, que altera a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), define como gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado mas também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados. A divisão será feita segundo critérios definidos em convenção, acordo coletivo ou assembleia-geral de trabalhadores.

As empresas inscritas em regime de tributação federal diferenciado, como o Simples, poderão ficar com até 20% do valor cobrado como serviço, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo de trabalho, para custear encargos sociais, previdenciários e trabalhistas. Os outros 80% ficam com o empregado.

Para as demais empresas, a divisão é 33% para o empregador e 67% para o trabalhador. Se empresa suspender a cobrança do serviço instituído há mais de um ano, o valor médio recebido nos últimos 12 meses deverá ser incorporado ao salário do empregado.

Para empresas com mais de 60 empregados, será constituída comissão para fiscalização da cobrança e distribuição da gorjeta. As empresas também deverão anotar na carteira de trabalho e no contracheque dos empregados o salário contratual fixo e o percentual percebido a título de gorjeta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Possível candidato à Presidência da República, o deputado Jair Bolsonaro diz não se arrepender do que fala e que só não é chamado de corrupto
Omitir dados da Receita Federal provoca multa de 75% do imposto devido, além da cobrança de 27,5% de Imposto de Renda sobre o bem não declarado
https://www.osul.com.br/michel-temer-sanciona-lei-sobre-distribuicao-de-gorjeta-e-da-taxa-de-servico/ Michel Temer sanciona a lei sobre a distribuição de gorjeta e da taxa de serviço 2017-03-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar