Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Ministério da Educação quer dividir Enem em dois

Compartilhe esta notícia:

Mercadante não quis comentar sobre aumentar para duas provas anuais o Enem. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que o governo estuda a separação de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para os alunos que querem apenas a certificação no segundo grau dos que desejam concorrer a uma vaga na universidade. Dos pouco mais de 6 milhões que prestaram provas no ano passado, 800 mil tinham o objetivo de obter o diploma. Os outros 5,2 milhões eram candidatos às vagas abertas nas universidades.

A dificuldade de mudar o sistema, segundo o ministro, é que muitos estudantes que, a princípio, querem apenas o diploma de conclusão do ciclo escolar médio mais tarde acabarão usando a mesma nota do Enem para acessar o ensino superior, sem precisar de nova avaliação. Mercadante enfatizou que a sua pasta está analisando bem esta questão.

Em caso de separação dos exames, o aluno precisaria se submeter a outra prova. Mas o ministro entende que o método precisa ser alterado. Ele disse que o sarrafo não é adequado, ao explicar que não seria necessário que todos se submetessem à mesma avaliação, pois muitas vezes o estudante faz o Enem para certificação de apenas uma ou duas disciplinas e não para todas as matérias.

O dirigente falou que a dificuldade é exatamente fazer uma prova que contemple as duas pontas, que certifique bem e permita um bom acesso à universidade. O ministro acrescentou que a finalidade é sempre aprimorar mais o Enem e a segurança do sistema. “Precisamos analisar se, de fato, para a certificação apenas, o exame é adequado, ou se precisa mudar”, ressalvou Mercadante.

Ele, porém, não comentou nada sobre a realização de dois Enem no mesmo ano, pleito dos alunos para terem mais chances de ingressar no ensino superior. (AE)

tags: educação

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Donald Trump ameaçou retirar a ajuda financeira aos palestinos se eles não buscarem a paz com Israel
Um gaúcho na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil
https://www.osul.com.br/ministerio-da-educacao-quer-dividir-enem-em-dois/ Ministério da Educação quer dividir Enem em dois 2016-01-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar