Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Literatura Morre o escritor húngaro Imre Kertész, Nobel de Literatura em 2002

Compartilhe esta notícia:

Escritor morreu na sua casa, em Budapeste (Foto: AP)

O escritor húngaro Imre Kertész, vencedor do Nobel de Literatura em 2002, morreu nesta quinta-feira (31), aos 86 anos. Kertész faleceu na sua casa em Budapeste, após uma longa batalha contra uma doença, declarou seu editor, Krisztian Nyary. A causa da morte não foi divulgada. Nascido em 9 de novembro de 1929, Kertész foi o primeiro autor em língua húngara a vencer o Nobel.

Judeu, Kertész sobreviveu aos campos de concentração nazistas de Auschwitz-Birkenau (Polônia) e Buchenwald (Alemanha) durante a Segunda Guerra Mundial. De volta à Hungria, vivenciou o terror stalinista e foi perseguido pelo regime quando trabalhava como jornalista.

Seu livro mais famoso, “Sem Destino” (1975), foi reconhecido como uma obra que “traça a frágil experiência do indivíduo contra a bárbara arbitrariedade da história e defende o pensamento individual contra a submissão ao poder políticos”, segundo o júri do Nobel. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Literatura

Médico russo que matou paciente com um soco pega nove anos de prisão
Atriz pornô ameaçou romper um acordo de confidencialidade sobre seu caso com Donald Trump dias antes das eleições
https://www.osul.com.br/morre-o-escritor-hungaro-imre-kertesz-nobel-de-literatura-em-2002/ Morre o escritor húngaro Imre Kertész, Nobel de Literatura em 2002 2016-03-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar