Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política O ex-procurador da República Marcelo Miller será investigado por corrupção pelo Ministério Público Federal

Compartilhe esta notícia:

Miller afirma também que “jamais foi 'braço direito' do procurador-geral”. (Foto: Alex Lanza/MPMG)

O NCC (Núcleo de Combate à Corrupção) do Ministério Público Federal investigará o ex-procurador da República Marcelo Miller. Delatores da JBS entregaram à PGR (Procuradoria-Geral da República), na última quinta-feira, um novo áudio para complementar a delação premiada.

Na gravação, segundo a Procuradoria, os delatores indicam que Miller os ajudou a elaborar o acordo enquanto ele ainda era procurador. O Ministério Público já investigava a conduta de Miller desde maio, por possível improbidade administrativa. O ex-procurador deixou o cargo para atuar no escritório de advocacia Trench Rossei e Watanabe, que atende à JBS.

Diante dos indícios de crime cometido por Miller, o procurador responsável pela investigação de improbidade na Procuradoria da República no Distrito Federal redistribuiu o processo, nessa quarta-feira, para o gabinete do NCC. Somente no núcleo será possível uma investigação ampla por suposto ato de improbidade administrativa e eventual prática de crime.

Defesa

A assessoria de Marcelo Miller já divulgou nota, no início da noite desta quarta-feira, na qual diz que o ex-procurador “tem convicção de que não cometeu qualquer crime ou ato de improbidade administrativa” e informa estar à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos.

Na nota, Miller afirma também que “jamais foi ‘braço direito’ do procurador-geral”. “Não manteve qualquer comunicação com o procurador-geral desde outubro de 2016, com exceção do dia 23 de fevereiro de 2017, quando esteve na PGR para pedir a exoneração do cargo.”

“Desde julho de 2016, estava afastado do grupo de trabalho da Lava -Jato e das atividades da PGR, atuando efetivamente na Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro. Nesse período, também não acessou nenhum arquivo ou documento da Operação Lava-Jato.” Ele termina a nota dizendo que “lamenta e repudia o conteúdo fantasioso das menções a seu nome nas gravações divulgadas na imprensa”.

Currículo

Marcelo Paranhos de Oliveira Miller, 43 anos, dedicou 13 deles ao Ministério Público Federal, onde investigou casos de lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro.

Com graduações em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), e em diplomacia pelo Instituto Rio Branco (2000), era considerado um dos procuradores mais especializados em direito internacional e penal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Dono diz que imóvel onde a Polícia Federal achou 51 milhões de reais foi cedido ao ex-ministro Geddel Vieira Lima
O ex-ministro Antonio Palocci acusou Lula de ter comandado um esquema de recebimento de propinas da empreiteira Odebrecht
https://www.osul.com.br/o-ex-procurador-da-republica-marcelo-miller-sera-investigado-por-corrupcao-pelo-ministerio-publico-federal/ O ex-procurador da República Marcelo Miller será investigado por corrupção pelo Ministério Público Federal 2017-09-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar