Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| O WhatsApp também é usado para praticar golpes por meio de promoções falsas: Saiba como se proteger

Compartilhe esta notícia:

Milhares de usuários são enganados em promoções falsas. (Foto: Reprodução)

O aplicativo para troca de mensagens mais usado no mundo tem servido semanalmente para o compartilhamento de golpes que atingem milhares de usuários. Os golpistas já ofereceram cupons de descontos, passagens aéreas, espionar as conversas de amigos, anuidade em assinatura de serviço de transmissão de vídeos online, créditos em recargas para telefone, vagas de emprego e nessa semana uma cafeteira expresso.

A maneira que os golpes são praticados segue o mesmo roteiro, e mesmo assim milhares de usuários são enganados em promoções falsas. Abaixo, saiba como identificar golpes compartilhados pelo WhatsApp.

Site falso

Em todos os golpes conhecidos até o momento os usuários do WhatsApp receberam uma mensagem anunciando a promoção e para participar foi preciso clicar no link para acessar um site falso, informar o número do telefone celular, autorizar o acesso à agenda de contatos, compartilhar o anúncio com uma quantidade mínima de amigos, e as vezes informar os dados do cartão de crédito.

Não é proibido usar as redes sociais para a divulgação de sorteios, mas é necessário que as promoções tenham sido registradas na CEF (Caixa Econômica Federal). Quando uma promoção é divulgada pelo aplicativo e exige alguma das condições listadas acima é melhor verificar a sua autenticidade no site oficial do responsável, principalmente quando o participante precisar assinar um serviço que será cobrado na conta do telefone.

O maior número de vítimas de golpes aplicados pelo WhatsApp assinaram serviços que foram cobrados semanalmente na conta do telefone ou descontados dos créditos da conta pré-paga. Nesse caso é preciso verificar se foi fornecido um código para a solicitação do cancelamento da assinatura e enviá-lo por mensagem de SMS para o número informado.

Na ausência desse código, é necessário entrar em contato com a operadora de telefonia e solicitar o cancelamento da assinatura do serviço contratado.

Em caso de cobrança indevida na conta do cartão de crédito, é necessário relatar imediatamente o problema a operadora do cartão e solicitar o bloqueio da compra.

Os golpes se espalham regularmente pela rede e contam com a contribuição dos usuários do aplicativo em divulgá-los, para minimizar os riscos o ideal é evitar compartilhar anúncios de promoções que não foram verificados e principalmente evitar fornecer dados pessoais em sites suspeitos.

Nova versão

Antes limitado, o WhatsApp agora permite enviar dados em qualquer extensão, desde que com limite de tamanho de 100MB (Android) e 128MB (iOS).

Desde o ano passado, o aplicativo já libera documentos em PDF e DOC, além de fotos, vídeo e áudio. Desde a semana passada, também está permitido enviar qualquer outro formato de arquivo, como PPT, APK (aplicativos) e RAR.

A nova versão do app também permite enviar fotos em alta qualidade, sem que elas sejam reduzidas, como acontecia antes.

A implementação do recurso no aplicativo de mensagens chega meses após a empresa anunciar que a sua estratégia de monetização será junto a empresas. A novidade está sendo liberada aos poucos para os usuários. No momento, nem todos conseguem acessar a atualização. Para usuários domésticos, o app é totalmente grátis e não tem exibição de anúncios.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

EXECUTIVO DIZ QUE ERA FÁCIL INCLUIR PROPINA DEVIDO À MÁ QUALIDADE DOS CONTRATOS
biquini
A porta dos fundos
https://www.osul.com.br/o-whatsapp-tambem-e-usado-para-praticar-golpes-por-meio-de-promocoes-falsas-saiba-como-se-proteger/ O WhatsApp também é usado para praticar golpes por meio de promoções falsas: Saiba como se proteger 2017-07-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar