Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Ocupação Baronesa: Prefeitura iniciou hoje demolição de prédio que abrigava dez famílias

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução WhatsApp)

Três, das dez famílias que viviam em um prédio da Prefeitura, no bairro Menino Deus, estão acampadas na rua, pois o local começou a ser demolido na manhã desta quinta-feria (18). Os ocupantes viviam no local desde março deste ano, quando o imóvel passou por um incêndio.

De acordo com a Prefeitura, o local estava em situações precárias, correndo risco de desabamento. Em 7 de junho os moradores foram notificados com uma ação de reintegração de posse, e, desde então, foram despejados e não vivem mais no local. O órgão também informou que irá ofertar os serviços da Fundação de Assistência Social e auxílio moradia a todos os ocupantes da Ocupação Baronesa, sendo que, destes, três já estão utilizando o benefício e vivendo em uma moradia alugada.

Uma outra família receberá o aluguel social a partir do próximo mês. Das outras seis, três estão aguardando a Fasc divulgar os endereços para o aluguel e três não solicitaram o benefício e, por essa razão, estariam vivendo na rua. Além das 10 famílias, outras 5 teriam invadido o local depois de ter sido realizada a desocupação em junho, mas, como não faziam parte da Ocupação Baronesa, não receberão os benefícios.

O fotógrafo Caio Monçalves fez alguns registros da demolição:

Em nota, a Prefeitura explica o ocorrido:

Começou nesta quinta-feira, 18, a demolição do imóvel do Município localizado na rua Baronesa do Gravataí, bairro Menino Deus. Vistoria realizada por técnicos da secretaria da Infraestrutura e Mobilidade e pela Defesa Civil, em 1º de julho, aponta que o teto do prédio e as estruturas internas apresentam risco de desabamento. Foi constatado também que o restante da cobertura apresenta risco de desabamento, incluindo a queda de telhas. Parte dos telhados, inclusive, já caiu sobre a calçada, colocando em risco a segurança dos pedestres. A recomendação dos técnicos do Município foi a demolição dos imóveis, cercamento do terreno e indicação para permuta da áreas.

O trabalho de demolição começou às 8h. Técnicos da FASC realizaram a retaguarda, abordagem e acompanhamento de 5 famílias que estão no local, que não fazem parte da Ocupação Baronesa. Equipes da Fundação estiveram dias antes e reforçaram a oferta dos serviços como abrigos, albergues, Centros Pop.

O imóvel, que anteriormente havia sido cedido à Brigada Militar, sofreu um incêndio em março deste ano e depois foi ocupado, o que levou a Procuradoria-Geral do Município (PGM) a ajuizar ação de reintegração de posse. No dia 7 de junho, houve a desocupação do prédio. (…)

A prefeitura vem trabalhando a questão da desocupação e proteção da área, visando a garantir a segurança e reduzir danos às famílias e as pessoas que transitam próximo ao imóvel. O terreno onde está o prédio, que pertence ao Município, é um dos que está em condições de ser alienado ou voltado para permuta em troca de obra na área social, saúde, educação e na qualificação e modernização da administração pública com a unificação dos serviços municipais para melhor atendimento a população. Já tramita na Câmara projeto de lei que propõe a alienação ou permuta de imóveis pertencentes ao município, desde 2018.

A ação é acompanhada pela Defesa Civil, EPTC, SMPG, SMAMS, Fundação de Assistência Social e Cidadania, Guarda Municipal e Brigada Militar.

Assista a demolição, gravada pelos ex-moradores do local:

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Senador Luis Carlos Heinze obtém resposta para problemas na BR-158
Presidente do TRE visita a Rede Pampa e divulga desafios da nova gestão
https://www.osul.com.br/ocupacao-baronesa-prefeitura-iniciou-hoje-demolicao-de-predio-que-abrigava-dez-familias/ Ocupação Baronesa: Prefeitura iniciou hoje demolição de prédio que abrigava dez famílias 2019-07-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar