Últimas Notícias > Notícias > Brasil > As propostas de reforma tributária que tramitam na Câmara e no Senado colocaram em campos opostos a indústria e os demais setores

Parceria com Estado ajuda na redução da criminalidade em Porto Alegre

Cercamento eletrônico é um dos fatores que resultam na diminuição de ocorrências. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

Na manhã desta quinta-feira (16), dados de ações contra a violência foram analisados durante a quarta reunião de trabalho do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), no Salão Nobre do Paço Municipal. O encontro contou com a presença de representantes das forças de Segurança e Justiça municipais, estaduais e federais.

Segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS), os roubos de veículos diminuíram 41,05% de 1º de janeiro a 30 de abril. Implantado em agosto de 2018, o cercamento eletrônico é um dos fatores que impactaram na queda das ocorrências. O sistema monitora em média 850 mil veículos por dia, com um índice de alerta diário de cinco carros furtados ou roubados identificados. Desde a instalação, 455 veículos roubados foram recuperados.

A tecnologia é outra aliada no combate à criminalidade. Durante o encontro desta quinta, o prefeito Nelson Marchezan Jr. convidou os integrantes do GGIM a baixarem o Detetive Cidadão, funcionalidade do aplicativo #EuFaçoPoa. Com a ferramenta, é possível fotografar a placa de um veículo suspeito e verificar sua situação. Quando ocorre um alerta de carro roubado ou furtado, o sistema de monitoramento emite, imediatamente, uma notificação para a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal, informando os dados da placa, que passa a ser acompanhada em tempo real.

O número de vítimas de homicídios caiu pela metade em relação ao mesmo mês no ano passado, de 58 para 29. É o menor total desde 2010, quando foram registradas 26 mortes. No primeiro quadrimestre de 2019, cenário semelhante aponta queda de 45,2% frente aos 230 óbitos do mesmo período de 2018, totalizando neste ano 126 mortes – o menor número na última década.

A Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) também participa da mobilização contra o crime. Somente neste ano, entre janeiro a abril, a Guarda Municipal já capturou nove foragidos da Justiça, deteve 12 pichadores e efetuou 211 operações. A atuação é feita em conjunto com a Brigada Militar e Polícia Civil.

Deixe seu comentário: