Quarta-feira, 16 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Presidente da Câmara dos Deputados diz que vai deixar tramitar proposta que fixa prisão em segunda instância no Congresso

Compartilhe esta notícia:

Congresso planeja inflar para R$ 3,8 bilhões o fundo público que financia campanhas. (Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) confirmou nesta sexta-feira (08) que deixará caminhar no Congresso um PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que irá fixar a prisão imediata após julgamento em segunda instância. A informação havia sido dada pelo jornal O Globo.

A decisão de Maia foi externada desde logo após o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal), que terminou na noite de quinta-feira (07). Segundo o parlamentar, o projeto irá caminhar na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e depois na comissão especial.

A confirmação das informações veio durante uma coletiva de imprensa em São Paulo com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em que foi anunciado o projeto de Reforma da Previdência do estado de São Paulo. Questionado por jornalistas a respeito da PEC, ele disse apenas “eu confirmo a informação”.

A discussão sobre a admissibilidade das propostas de PEC já foi colocada na pauta da CCJ da próxima segunda-feira (11). Entretanto, o tema é o sétimo item, para que tenha a prioridade na votação será preciso aprovar, antes, um pedido para inversão da pauta.

A possibilidade de prisão de condenados em segunda instância foi julgada pelo STF na quinta-feira. O tribunal decidiu por 6 votos a 5, derrubar a possibilidade, alterando um entendimento adotado desde 2016.

Nesta sexta-feira, o blog da jornalista Andréia Sadi divulgou que líderes de diferentes partidos da Câmara e do Senado disseram que o ministro Dias Toffoli, presidente do STF, deu a senha para que parlamentares possam modificar a legislação sem que a Corte se sinta confrontada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Ministério da Saúde diz que 70 casos de intoxicação por causa do óleo no Nordeste foram notificados
Alertas de desmatamento na Amazônia crescem 5% em outubro
https://www.osul.com.br/presidente-da-camara-dos-deputados-diz-que-vai-deixar-tramitar-proposta-que-fixa-prisao-em-segunda-instancia-no-congresso/ Presidente da Câmara dos Deputados diz que vai deixar tramitar proposta que fixa prisão em segunda instância no Congresso 2019-11-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar