Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Seja avisado pela Nasa quando a Estação Espacial Internacional passar sobre você

Compartilhe esta notícia:

ISS sobrevoa o planeta a mais de 350 quilômetros acima do nível do mar e ainda assim é possível avistá-la, com facilidade durante as noites de céu limpo. (Crédito: Reprodução)

Fundada há 58 anos, a Nasa (agência espacial americana) oferece dois serviços diferentes aos fãs de astronomia e curiosos. O site da agência notifica os usuários cadastrados quando a ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) passa sobre sua área, com coordenadas exatas para localizá-la mais facilmente, e ainda disponibiliza imagens ao vivo da Terra, captadas de câmeras instaladas na ISS.

A estação sobrevoa o planeta a mais de 350 quilômetros acima do nível do mar e ainda assim é possível avistá-la, com facilidade durante as noites de céu limpo. A olho nu, a estrutura é o objeto artificial mais brilhante no espaço e o terceiro mais visível entre todos, atrás apenas do Sol e da Lua. Devida a sua alta velocidade, em média 27,6 mil quilômetros por hora, o tempo que é possível avistá-la é bem curto, variando entre 60 segundos e 8 minutos.

Ao todo, mais de 4,6 mil cidades do mundo estão cadastradas no sistema da Nasa e podem observar a ISS com precisão, sendo 38 no Brasil. Entre as localidades listadas estão Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Brasília, Santos, Belo Horizonte, Belém e Fortaleza.

O serviço disponibiliza uma tabela com datas, horários, além da localização exata onde a estação aparece e desaparece no céu, naquela região. Já para aquelas pessoas mais esquecidas, a Nasa também envia um e-mail ou SMS lembrando os interessados em visualizarem a ISS. O único “problema” são os horários, que são durante a madrugada e não favorecem muito para os fãs curtirem a ISS passando, literalmente, sobre suas cabeças.

Por mais que poucas cidades brasileiras estejam cadastradas no sistema é possível avistar a estação de qualquer localidade do País. Para encontrá-la em outros municípios, a dica é selecionar a região listada mais próxima e se basear por ela. Neste caso, vale lembrar que as coordenadas, que são exatas, terão pequenas diferenças, mas nada que impossibilite uma visão única.

A Nasa também disponibiliza uma câmera ao vivo da ISS, focada na Terra. A transmissão, que acontece 24h por dia, é feita por quatro câmeras Ultra HD, que participam do projeto “High Definition Earth Viewing”. A experiência pretende descobrir como os atuais equipamentos eletrônicos se comportam quando são expostos à radiação espacial.

Durante os períodos que a ISS passa sobre a região que é noite no planeta, as imagens ficam um pouco comprometidas, mas ainda assim é possível enxergar a Terra. Já quando o sistema está instável, a Nasa suspende a transmissão ao vivo e divulga as mais belas imagens já captadas pelas câmeras. O show vale a pena sempre.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Nova lei nos Estados Unidos vai tornar crime quem for se vingar de um ex-amor mostrando pornografia na internet
A lei não é igual para todos: 55 mil brasileiros têm foro privilegiado
https://www.osul.com.br/seja-avisado-pela-nasa-quando-a-estacao-espacial-internacional-passar-sobre-voce/ Seja avisado pela Nasa quando a Estação Espacial Internacional passar sobre você 2016-07-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar