Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Viagem e Turismo Sete dicas para viajar tranquilo, sem complicações. Veja como

Compartilhe esta notícia:

Há alguns cuidados importantes que merecem atenção para evitar imprevistos. (Foto: Reprodução)

Quem pretende viajar com tranquilidade precisa se organizar. Por mais que você já tenha decidido para onde ir, da compra da viagem até chegar ao destino, há alguns cuidados importantes que merecem atenção para evitar imprevistos. Confira.

Escolha bem a agência.
Certifique-se de que a agência na qual você pretende adquirir a viagem está cadastrada no Ministério do Turismo. No portal www.cadastur.turismo.gov.br, é possível pesquisar todos os prestadores de serviço da área e saber se eles operam conforme a lei.

Antecipe-se e economize.
Na hora de fechar negócio, opte por pacotes de viagem que ofereçam passeios inclusos, meia-pensão ou pensão completa. Assim, você evita gastos extras quando estiver no destino. Algumas operadoras já vendem pacotes com esses serviços.

Documentação das crianças.
Tanto em viagens internacionais como nacionais, de avião ou ônibus, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável legal. É necessário, ainda, portar um documento de identificação da criança, como certidão de nascimento ou carteira de identidade. Na ausência de um responsável, é obrigatória uma autorização por escrito, com firma reconhecida, para o embarque e também para a hospedagem do menor.

De olho no passaporte.
Fique atento às exigências de cada país, caso for viajar para fora do Brasil. Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela, membros do Mercosul, permitem o embarque e o acesso com a carteira de identidade original (em bom estado e emitida há menos de dez anos).

Os demais destinos exigem passaporte com validade de, no mínimo, seis meses da data de entrada no país. Por isso, é bom se antecipar, pois o processo de requerimento do passaporte na Polícia Federal pode durar até 20 dias.

Precisa de visto?
Com o passaporte nas mãos, você deve descobrir se precisará de visto ou não. Os Estados Unidos, país que mais recebe turistas brasileiros, exigem o visto. Ao escolher o destino você deve iniciar o processo de pedido de visto, que é longo, com boa antecedência à viagem.

Seguro viagem.
O seguro viagem é obrigatório para a entrada em muitos países e o turista corre o risco de ser deportado se não o tiver. Ele garante reembolso de despesas médicas, indenização por extravio de bagagem, auxílio na perda de documentos e suporte para alguns imprevistos.

Em viagens pelo Brasil, muita gente não compra um seguro viagem nacional porque acredita estar coberto pelo seu plano de saúde. No entanto, de acordo com dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar, apenas 10% dos brasileiros possuem um serviço com cobertura nacional.

Ajuda ao viajante.
Se você for viajar ao exterior, procure contratar serviços que ofereçam ajuda em português, para o caso de acontecer algum imprevisto em terras estrangeiras. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Turistas norte-americanos invadem Cuba
A queda do dólar barateia os pacotes de viagens e faz o brasileiro voltar a viajar ao exterior
https://www.osul.com.br/sete-dicas-para-viajar-tranquilo-sem-complicacoes-veja-como/ Sete dicas para viajar tranquilo, sem complicações. Veja como 2016-07-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar