Últimas Notícias > Colunistas > Armando Burd > Calendário se move

Uma ofensiva da Brigada Militar busca reduzir os crimes e os roubos de carros em Porto Alegre e na Região Metropolitana

Lançada na Capital, operação Avante Cavalo de Aço terá 150 policiais e apoio com motocicletas. (Foto: Robson Alves/BM)

A BM (Brigada Militar) lançou, nesta quinta-feira (17), uma nova ofensiva para combater a criminalidade e o roubo de veículos em Porto Alegre e na Região Metropolitana. A operação Avante Cavalo de Aço reúne 150 policiais e conta com o apoio de centenas de motocicletas para efetuar ações de prevenção à violência e repressão qualificada em pontos da capital, Eldorado e Canoas.

A força-tarefa utiliza viaturas de duas rodas por serem uma importante ferramenta de agilidade durante o patrulhamento. Os locais de atuação foram definidos após análise criteriosa dos indicadores criminais de cada área.

Das 150 motos, 90 são do lote adquirido pelo governo do Rio Grande do Sul e entregue à corporação nesta semana. O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, destacou a importância do reaparelhamento para fortalecer o combate ao crime. “O medo tem que mudar de lado. Quem tem que ter medo não é o cidadão de bem, e sim, aquele que resolveu entrar no mundo do crime”, afirmou.

Conforme o comandante-geral da Brigada Militar, Mario Yukio Ikeda, o emprego das motocicletas ocorrerá em várias modalidades. “Elas poderão estar em barreiras, circulando em pontos estratégicos ou paradas, atuando em toda a capital e região metropolitana. Os locais escolhidos são os que mais impactam no roubo de veículos no estado. A Região Metropolitana, por exemplo, é responsável pela grande maioria dos roubos e furtos de veículo, além de roubos em geral”, alertou.

Balanço sobre criminalidade

Schirmer, apresentará nesta sexta-feira (18) o balanço dos indicadores de criminalidade referentes aos quatro primeiros meses do ano. O evento ocorre às 10h e terá a participação do chefe da Polícia Civil, Emerson Wendt, e do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mario Ikeda. A apresentação ocorrerá no DCCI (Departamento de Comando e Controle Integrado), na rua Voluntários da Pátria, 1358, no segundo andar, em Porto Alegre.

Base Móvel Comunitária

Santa Maria passa a contar com um importante reforço nas atividades de policiamento comunitário. Uma BMC (Base Móvel Comunitária) da Brigada Militar iniciou as atividades no município da região Central na quarta-feira, em ato que teve a presença de Cezar Schirmer.

A unidade será instalada no bairro Nova Santa Marta e possui como principal objetivo o combate à drogadição e redução de indicadores de criminalidade. “Estamos ampliando o alcance do Estado em regiões que necessitam de atenção especial. Os servidores que trabalham no policiamento comunitário possuem capacitação diferenciada e representarão um novo modelo de relacionamento entre a corporação e a comunidade”, garantiu Schirmer.

Esta é a décima BMC em operação no Rio Grande do Sul. A estrutura consiste em um micro-ônibus equipado com banheiro, mobiliário de expediente e de cozinha. Nela, será realizado o atendimento ao público, registro de ocorrências e atividades multidisciplinares de aproximação entre a BM e a comunidade. “A comunidade recebe bem o trabalho e tem noção da sua relevância, seja no combate à violência contra a mulher, no enfrentamento ao tráfico de drogas ou nas demais ocorrências cotidianas”, afirmou o comandante do CRPO Central, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra.

Deixe seu comentário: