Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral União bloqueia novamente as contas do governo do Estado

Compartilhe esta notícia:

O déficit significa que as despesas foram maiores do que as receitas (Foto: Banco de Dados)

Sem recursos suficientes para quitar a parcela de janeiro da dívida com a União, no valor de 275,7 milhões de reais, o governo gaúcho voltou a ter suas contas bloqueadas. Além de reter repasses de 82,8 milhões de reais do FPE (Fundo de Participação dos Estados), a Secretaria do Tesouro Nacional determinou na manhã desta quinta-feira (11) o bloqueio de 68,2 milhões de reais de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que haviam ingressado no dia anterior.

Para atender a determinação do Tesouro, os 124,7 milhões de reais restantes para quitar a dívida atrasada desde a virada do mês serão repassados ao governo federal ao longo do dia. A Secretaria da Fazenda se valerá da entrada de ICMS referente à primeira parcela do imposto cobrado sobres combustíveis, energia elétrica e telecomunicações.

Depois de fechar a folha de salários dos servidores do Executivo, a Fazenda segue com outros compromissos atrasados além da dívida com a União. São cerca de 123 milhões de reais apenas com as consignações bancárias e cerca de 600 milhões de reais com fornecedores e repasses para prefeituras e hospitais.O Palácio Piratini informou que usou 45 milhões de reais em recursos próprios para pagar, entre outros, os salários e o prêmio de férias das fundações (servidores celetistas), assim como os contratos com empresas terceirizadas (segurança e conservação).

O governo do Estado vem atrasando o pagamento da dívida com a União desde abril de 2015. Ao longo desse período, a União já determinou o bloqueio das contas do Rio Grande do Sul em sete oportunidades (entre os meses de julho e novembro de 2015 e nos dois primeiros meses deste ano).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

As operações de segurança no litoral gaúcho reduziram o índice de latrocínio em 80%
Caravana de Lula pelo Rio Grande do Sul terá a presença do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica e uma visita ao túmulo de Getúlio Vargas em São Borja. A partida será em Livramento, no dia 27
https://www.osul.com.br/uniao-bloqueia-novamente-as-contas-do-governo-do-estado/ União bloqueia novamente as contas do governo do Estado 2016-02-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar