Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Vale poderá reativar Complexo Minerário com risco severo de rompimento

Compartilhe esta notícia:

A Vale informou que 17 de suas estruturas, como barragens e diques, não obtiveram as chamadas Declarações de Condição de Estabilidade. (Foto: Polícia Militar de MG)
Por Gabriella Rocha*

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) providencia a devolução do certificado de operação à Vale para a Barragem de Laranjeiras, do Complexo Minerário de Brucutu. A licença foi emitida em resposta à decisão judicial que autorizou a mineradora a retomar as atividades. O local faz parte das sete barragens da empresa desativadas em fevereiro deste ano, após análises confirmando condições precárias.

No dia 4 de fevereiro, a Laranjeiras foi taxada como barragem com “risco severo de rompimento”. Na resolução em questão, a Agência Nacional de Mineração determinou a extinção de barragens a montante no país, sendo que, as que foram desativadas devem ser descomissionadas até agosto de 2021 e as que estão em funcionamento, até agosto de 2023.
Um mês e 15 dias depois da resolução que interrompeu as atividades no local, a Vale caminha para conseguir retomar as operações.

*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Homem é preso por estrangular companheira em Balneário Pinhal
“Operador financeiro” de Temer: Coronel Lima, esconde celulares no sofá, durante prisão
https://www.osul.com.br/vale-podera-reativar-complexo-minerario-com-risco-severo-de-rompimento/ Vale poderá reativar Complexo Minerário com risco severo de rompimento 2019-03-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar