Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Venezuelanos trocam produtos pela internet para driblar escassez

Compartilhe esta notícia:

Grupos de troca são criados no Facebook (Foto: Reprodução)

Impactados pela falta de produtos básicos à venda, os venezuelanos estão se organizando pela internet para trocar o que conseguiram comprar nos supermercados e farmácias por aquilo que mais precisam e não encontram.

A Venezuela está em “emergência econômica”, decretada pelo presidente Nicolás Maduro. A alta dependência da importação e o baixo orçamento do país devido à queda do preço do petróleo, sua principal fonte de divisas, está levando a uma escassez de produtos básicos nas prateleiras dos supermercados, farmácias e hospitais. O Parlamento decretou “crise humanitária em saúde”.

Cansada de não encontrar fórmulas de bebês para seu filho de 2 meses, Yaritza Villegas, de 32 anos, decidiu criar um grupo no Facebook para promover trocas de produtos entre os moradores de Caracas. Ela diz que há mais de um ano percebe uma escassez de produtos nas prateleiras, e passou a sofrer mais com isso depois que seu filho nasceu.

“Há mais de um ano estou nessa. Ainda mais por ter um bebê de 2 meses, e não há fórmulas. Me afeta tanto que até chorei de preocupação”, diz Yaritza. “Eu queria ter um bebê e o planejei porque naquele momento a situação não estava tão preocupante”, lamenta.

Através do grupo que criou, Yaritza já trocou produtos como arroz, leite, farinha, papel toalha, além de fórmulas e fraldas para seu filho. “Sou enfermeira, tenho a minha casa, meu carro e o dinheiro não é suficiente”, relata. “Está cada vez mais difícil. É lamentável o que estamos passando.”

Os usuários postam fotos de potes de maionese, molho de tomate, sacos de farinha, pacotes de fraldas, tubos de pasta de dente, entre outros, e pedem em troca mercadorias específicas. Os interessados na troca se correspondem por mensagem privada e combinam o melhor local para se encontrarem, o que geralmente acontece em estações de metrô, segundo Yaritza. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ministro do Desenvolvimento Social pede mudança no reajuste do programa Bolsa Família
Ministério da Educação adia para novembro entrega da versão final da base curricular das escolas
https://www.osul.com.br/venezuelanos-trocam-produtos-pela-internet-para-driblar-escassez/ Venezuelanos trocam produtos pela internet para driblar escassez 2016-06-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar